Alunos participam da Olimpíada Nacional de História

A primeira fase acontecerá dia 19

Publicada em 03/08/2010 Atualizada há 1 ano

A segunda Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciência da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), voltada para o público das últimas séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Tradicionalmente, as Olimpíadas Científicas têm contemplado as ciências exatas e naturais. No Brasil são conhecidas a Olimpíada Brasileira de Matemática, de Química, de Biologia, de Robótica, entre outras. Entretanto, em 2009 foi criada a 1ª Olimpíada Nacional de História do Brasil.

Após seleção, onde foi avaliado o rendimento acadêmico na disciplina de História, o Campus Ipanguaçu participará com oito equipes, cada uma composta por três alunos dos cursos técnicos de Informática e Agroecologia. As equipes, de acordo com o regulamento, devem criar um “nome” que as acompanharão em todo o processo da competição. Os nomes foram escolhidos pelos orientadores em reunião conjunta com os coordenadores de apoio acadêmico e de extensão, após sugestão dos alunos participantes.

A ONHB é composta por cinco fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A primeira fase acontecerá no dia 19 de agosto.

A preparação para ONHB será por meio de textos, documentos, imagens e mapas, bem como aulas expositivas e dialogadas. Os trabalhos serão orientados pelos professores Francisco de Assis e Luiz Cláudio. “Queremos envolver o alunado do IFRN/Ipanguaçu nesta jornada coletiva e construtiva. Pois, acreditamos que o conhecimento histórico é, sem dúvida, um dos mais importantes para a formação pessoal e profissional, impreterivelmente na constituição da cidadania”, ressalta o professor Luiz Cláudio.

Mais sobre a ONHB: www.mc.unicamp.br/2-olimpiada

Relação das equipes e alunos participantes da ONHB

EQUIPE 1) POTIGUAR  (INFO 3M)

HARON MEDEIROS FELIPE ARAÚJO