Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Alunos de Química têm trabalho aceito em Simpósio

Pesquisa será apresentada no Simpósio Brasileiro de Educação Química

Publicada em 27/05/2010 Atualizada há 1 ano

Estudantes da licenciatura em Química têm trabalho aceito para apresentação no Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI) que se realizará em Natal/RN de 25 a 27 de julho. O evento é anualmente promovido pela Associação Brasileira de Química e está em sua oitava edição. 

Os autores do trabalho foram os alunos Jânio Campelo e Tássia Nascimento (2009.2) e Robert Santos e Williane Freitas (2010.1). O professor Maurício Façanha (coordenador do curso) orientou a pesquisa educacional que tem como título: Alquimia: Crenças de Licenciandos sobre História da Química e formação docente. 

Com o intuito de fazer um diagnóstico sobre o conhecimento inicial dos estudantes de licenciatura, objetivou-se explicitar as crenças sobre Alquimia, além da opinião dos futuros professores sobre a importância da História da Química para a aprendizagem e conseqüentemente sua formação docente. Foram sujeitos da pesquisa as duas turmas em curso. Os resultados confirmaram a existência de conhecimentos prévios sobre Alquimia e o grande interesse na História da Química. 

A participação dos alunos no SIMPEQUI 2010 está sendo viabilizada pela Direção Acadêmica e a coordenação do curso de Química.