Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inovação

Abertura do Laboratório IFMaker é marcada por visita escolar

Estudantes da Escola Estadual João Manoel Pessoa (Itajá/RN) puderam conhecer o laboratório e demais instalações do campus

Publicada em 19/05/2022 Atualizada há 1 ano

Registro da visita da Escola Estadual João Manoel Pessoa ao Laboratório IFMaker

Na última quarta-feira (18/05) foi realizada a primeira edição do evento "Por Dentro do IFMaker - Ipanguaçu". O objetivo do evento é aproximar a comunidade acadêmica da região do Vale do Assu de modo a conhecer o Laboratório IFMaker e, em consequência, o Campus Ipanguaçu.

Nessa primeira edição o campus contou com a visita dos estudantes da Escola Estadual João Manoel Pessoa, do município de Itajá/RN. O professor Jefferson Silva, responsável pelo laboratório, apresentou aos alunos como funciona e que tipo de material pode ser produzido pelo IFMaker, exibindo algumas peças e mostrando uma das impressoras 3D em funcionamento. Além do laboratório Maker, os estudantes puderam conhecer outros espaços do campus, como o laboratório de Química e o de Biologia, entre outros.

O que é um Laboratório Maker

Laboratórios Makers são espaços montados dentro de escolas e universidades, compartilhados e voltados para que os alunos transformem a teoria em prática. É um lugar onde criações e ideias podem ser construídas de forma rápida e barata. Podem ser brinquedos, robôs, aplicativos, enfim, tudo que for da vontade desses alunos. Sendo este ambiente destinado a dar suporte a estas realizações.

Fonte da informação: https://www.habto.com/blog/09-laboratorios-maker-o-que-devo-saber-sobre-esta-nova-tendencia#:~:text=A%20cultura%20maker%20est%C3%A1%20entre,incentivou%20e%20popularizou%20esse%20movimento.

No ano de 2020, o Campus Ipanguaçu conquistou um Laboratório Maker junto a SETEC/MEC. Nesse ambiente há equipamentos como impressora 3D, cortadora a laser, arduino e raspberry Pi.

Equipe IFMaker

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Equipe do campus envolvida com o Laboratório IFMaker.

Produção IFMaker

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Miniatura produzida no Laboratório IFMaker.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas