Registro
2023: Campus recebe III Encontro de Atores em inovação
Evento foi promovido pelo Ecossistema Local de Inovação do Vale do Açu e Cabugi
Publicada por Rafael Pinheiro em 02/10/2024 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
No dia sete de novembro 2023, o Campus Ipanguaçu do IFRN foi o cenário para o III Encontro de Atores, uma iniciativa promovida pelo Ecossistema Local de Inovação (ELI) - Vale do Açu e Cabugi. O evento reuniu figuras-chave da comunidade, promovendo-se como espaço de discussão e colaboração para impulsionar a inovação na região.
Programação
Durante o encontro, foram apresentadas as ações realizadas pelo ELI, destacando o compromisso da organização com o desenvolvimento local. Aos participantes, foi oportunizado conhecer mais sobre o Campus Ipanguaçu e suas contribuições para a comunidade, além de receberem informações sobre as iniciativas relacionadas ao turismo e à educação na região.
Um dos momentos do encontro foi a visita ao Laboratório Maker, onde os presentes puderam explorar de perto as tecnologias e projetos inovadores desenvolvidos pelos estudantes e professores.
Presenças em destaque
Dentre os participantes, destacaram-se personalidades envolvidas ativamente no cenário local:
- Kássio Soares - Professor do IF e representante do Campus Ipanguaçu;
- Fernanda Stingelin - ALI Ecossistema;
- Larissa Morais - ALI Educação Empreendedora;
- Daliane Alcântara - Secretária da Cultura;
- Nestor Ribeiro - Vereador;
- Francisco Fonseca - Vereador de Ipanguaçu;
- Priscilla Fonseca - Agente de Desenvolvimento.
A presença dessas figuras ressalta o apoio e engajamento de diversos setores sociais no fomento à inovação e no progresso na região.
Depoimento
Segue abaixo depoimento do prof. Kássio Soares sobre o evento e a importância do ELI para a região e seu desenvolvimento:
"Sou membro do Ecossistema e represento o Campus Ipanguaçu dentro do Ecossistema Local de Inovação. Este Ecossistema desempenha um papel fundamental na análise e aprimoramento das regiões por meio de parcerias entre municípios, prefeituras e empresas envolvidas nos projetos. Por exemplo, aqui em Itajá, temos o Polo Ceramista, que integra esse sistema, assim como diversas empresas de energia eólica no Cabugi, representadas por Lajes."
"Estou à frente da representação desse ecossistema há um ano. Neste período, temos trabalhado em conjunto com instituições acadêmicas, como IF, UERN e Ufersa-Angicos, buscando melhorias. Nosso objetivo é colaborar com grupos empresariais, indústrias e representantes políticos das prefeituras e câmaras de vereadores para impulsionar avanços em tecnologia, geração de empregos e qualidade de vida para a população deste município, que é parte integrante desse Ecossistema."
- Palavras-chave:
- COPEIN III Encontro de Atores LabMaker Inovação ELI Campus Ipanguaçu Extensão