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Ações do Campus

150 dias de ações no Campus Ipanguaçu na pandemia

Teletrabalho, capacitação, distribuição de alimentos e interação com comunidade são destaques

Publicada em 24/08/2020 Atualizada há 1 ano

No dia 18 de março, uma quarta-feira, um dia após o anúncio da Reitoria sobre a suspensão das atividades presenciais no IFRN, a gestão do Campus Ipanguaçu, dirigida na época pelo professor Francisco de Assis, realizava o que pode vir a ser sua última reunião presencial extraordinária da gestão do ano de 2020, para discutir como se dariam os andamentos das atividades do campus com o avanço da pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

Desde então, com a publicação no dia 20 de março do plano de medidas de proteção e redução de riscos no âmbito do IFRN para enfrentamento da emergência de saúde pública nacional, pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto, os servidores de todos os campi do IFRN passaram a trabalhar remotamente, o chamado home office.

Mesmo à distância, vários encontros virtuais vêm acontecendo para avaliar, elaborar e pôr em prática as atividades da Instituição. Além dos grupos de Whatsapp, já usados para discutir informações de trabalho, os servidores passaram a utilizar aplicativos para conectar equipes, com recursos como teleconferência, gravação de reuniões, envio de mensagens de texto, armazenamento de arquivos e agendamento de novos encontros: tudo em um único espaço de trabalho compartilhado. Na pauta, assuntos essenciais ao funcionamento da escola e atendimento à comunidade acadêmica, tanto no contexto institucional como local. Confira agora algumas das atividades em destaque nesses 150 dias:

 

Organização do trabalho remoto – Planos de Trabalho para setores e servidores

Uma das primeiras medidas tomadas pelo Instituto para organizar e acompanhar o teletrabalho foi a elaboração dos Planos de Trabalho: para setores, estabelecendo as atividades que poderiam ser realizadas de forma virtual, as atividades presenciais que seriam suspensas pelo potencial risco à saúde dos servidores e do público atendido e as atividades presenciais essenciais, que não poderiam ser interrompidas por serem essenciais ao funcionamento do campus, como o trato dos animais da Fazenda Escola; e para servidores, dividindo as atribuições do setor, comissões e grupos de trabalho que esteja participando. 

O serviço tem sido acompanhado pelos coordenadores de setor e diretores do campus através de Relatórios Semanais do Serviço Remoto, de modo a garantir o atendimento às demandas da sociedade e auxiliar os servidores na adaptação à nova modalidade de trabalho.

 

Organização de enquetes à comunidade e reunião com pais e responsáveis

Para tomar decisões condizentes com a realidade da comunidade, o IFRN e o Campus Ipanguaçu tem realizado enquetes para avaliar as condições de saúde e de estudo dos alunos através de formulário no Google e pelo SUAP e organizado reuniões online com pais e responsáveis via YouTube (a reunião organizada pelo Campus Ipanguaçu alcançou mais de 200 espectadores simultâneos, podendo ser conferida no link). As políticas institucionais de enfrentamento ao momento emergencial e de retorno às aulas de forma remota estão sendo baseados nessas pesquisas e diálogos com a comunidade. 

 

Manutenção da Fazenda Escola e dos contratos dos terceirizados

Um dos setores essenciais e que necessita de atenção constante dos funcionários do campus é a Unidade Agrícola Escola (ou Fazenda Escola), no trato dos animais e produção vegetal (hortas e estufas) que precisam de comida, água e remédios, no caso de adoecimento. Para acompanhar esse serviço, a equipe da DIGUAE (Diretoria de Gestão da Unidade Agrícola Escola) tem trabalhado em conjunto com os terceirizados de forma presencial em escalas, de modo a evitar o contato e diminuir a propagação da Covid-19.

Ao mesmo tempo, para garantir o sustento e a saúde dos funcionários terceirizados, seus contratos de trabalho foram mantidos, novas medidas de segurança no trabalho foram implementadas e tem sido reforçadas pela equipe local e o estado de saúde deles e de suas famílias tem sido acompanhado, sendo feitas as orientações e encaminhamentos para os casos suspeitos e detectados. Os pertencentes aos grupos de risco foram dispensados do serviço presencial.

 

Solidariedade – Entrega de cestas básicas

A pandemia da covid-19 trouxe um processo de agravamento da crise econômica e social, atentando diretamente as famílias dos(as) estudantes do IFRN, uma vez que, em meio a esse contexto muitas famílias perderam sua fonte de renda. Diante dessa nova conjuntura e com a suspensão das atividades acadêmicas, o Campus Ipanguaçu avaliou como necessário viabilizar ações para minimizar as situações de vulnerabilidade social que nossos(as) estudantes e suas famílias poderiam estar vivenciando. Nesse sentido, o campus Ipanguaçu, providenciou duas ações:

1 – Ação solidária, organizada pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, que arrecadou recursos para a distribuição de cestas básicas para 65 famílias;

2 – Ação promovida por meio da conversão de recursos próprios para a aquisição de 430 cestas básicas que beneficiaram 215 famílias de estudantes, recebendo 2 cestas cada uma.

Em ambas as situações os discentes foram selecionados pelo Serviço Social do campus, que utilizou os dados preenchidos pelos estudantes no SUAP como forma de avaliar quais as situações que possuíam maior prioridade para atendimento. Devido à dificuldade de acesso ao campus, o transporte oficial foi acionado e realizou a entrega das cestas nas cidades.

 

Capacitação dos servidores

Sempre em vista das necessidades do atendimento ao público e do desenvolvimento profissional dos servidores, a Comissão de Capacitação do campus tem orientado e disponibilizado recursos para a formação virtual. Nesse sentido, foram organizadas, em conjunto com a Equipe Técnico-Pedagógica, formações docentes para o ensino híbrido, uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais e discussões étnicas associadas ao ensino. Percebe-se que a inclusão digital, de alunos e servidores, e a apropriação de temas relacionados à educação integral, que trata do ser humano como ser racional, emocional e social, são tendências do momento.

O estudo das ferramentas TIC tem possibilitado cada vez mais professores a acompanhar as condições de estudo e enviar materiais de apoio (vídeos e atividades online) a seus alunos, que costumam participar de grupos da turma pelo WhatsApp. Os materiais, que não são avaliativos, ajudam a manter a rotina de estudos, o contato com a escola e com os colegas de turma.

 

Eventos e palestras

No cenário de capacitações e discussões online das instituições de ensino, o Campus Ipanguaçu trouxe suas contribuições. Através de parcerias com outros campi e instituições parceiras, até o momento foram realizados o I Seminário Online de Estudos Pedagógicos, o I Simpósio Online de Educação e o II Seminário de Boas Práticas para a Sustentabilidade e está sendo preparadas as Oficinas do Pensamento, série de encontros virtuais focados na formação continuada dos profissionais de educação. Palestras e encontros de grupo também têm sido organizados em todo Instituto, assim como convites para participação dos servidores em eventos de organizações parceiras, ambos divulgados através de plataformas como o Instagram, WhatsApp, Facebook e pelo e-mail institucional.


 

Expansão do contato com a comunidade através das redes sociais

Cada vez mais integrados às tecnologias, e levando em conta o distanciamento físico, o Campus Ipanguaçu expandiu seus canais de divulgação oficiais através das redes sociais. No início do ano possuíamos apenas o portal de notícias do campus e a página oficial do Facebook, onde procuramos divulgar as notícias de forma séria, informativa e completa. Agora também estamos online através do Instagram, com uma linguagem descontraída e direta nas imagens e fotos publicadas, e pelo YouTube, plataforma onde foi realizada nossa reunião com pais e estamos incorporando para realização de projetos no futuro. Os canais, velhos e novos, estão disponíveis para contato, comentários, opiniões e likes!

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Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

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