VISITA TÉCNICA

Visita técnica destaca experiências agroecológicas para diversos profissionais

A turma do curso de pós graduação em ciência e tecnologia de alimentos visitou um empreendimento rural em Carnaubais/RN

Publicada em 02/10/2019 Atualizada há 1 ano

A turma do curso de pós graduação em ciência e tecnologia de alimentos, IFRN- Campus Currais novos, realizou uma visita técnica, na fazenda Veneza, um empreendimento rural da Senhora Sayonara Pereira Chacon (JJ Frutas), localizada em Carnaubais, Rio Grande do norte. Visita idealizada pelo professor Saint Clair, responsável pela disciplina de Alimentos Agroecológicos, para trocas de experiências sobre a agricultura familiar, com vários profissionais: Tecnólogos(a) em Alimentos, Engenheiros(a) de Alimentos, Nutricionistas entre outras formações.

O objetivo principal foi abordar a importância da produção de produtos sem a utilização de agrotóxicos, como também apresentar um exemplo exitoso de Certificação Orgânica. Também foi possível vivenciar várias técnicas agroecológicas aplicadas aos diversos cultivos conduzidos no local.

A propriedade visitada tem 98 hectares e a cinco anos possui a ção Orgânica, por auditoria do instituto biodinâmico (IBD). São vários produtos, dentre eles: Tomate cereja, banana, mamão, maracujá, acerola, manga, feijão, milho, caju, como também criação de galinhas, e tanques de piscicultura de criação de tilápia e camarão.

Uma visita técnica enriquecedora de muitos conhecimentos, abordando diversos pontos sobre a produção de alimentos agroecológicos, de modo que foi possível aos estudantes se apropriarem dessa experiência, no sentido de ampliarem suas capacidades técnicas, especificamente sobre a Certificação Orgânica.

A visita foi também acompanhada pelo Professor Júlio Justino, do IFRN, Campus Ipanguaçu.

Por: George Wagner Nóbrega da Silva

Tecnólogo em Alimentos