Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IMUNIZAÇÃO

Secretaria de Saúde do Município realiza imunização contra a Influenza no Campus.

Ação foi realizada pela Coordenação de Assistência Estudantil e Saúde do Campus Currais Novos e vacinou os profissionais de educação.

Publicada em 27/05/2021 Atualizada há 1 ano

A 23º Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus da gripe Influenza está ocorrendo em todo o território nacional e a Coordenação de Assistência Estudantil e Saúde do Campus Currais Novos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município realizou nessa quinta-feira, dia 27/05, a imunização dos profissionais da educação do Campus.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão sendo responsável por elevadas taxas de hospitalização.
O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

A estratégia para vacinação contra a influenza foi integrada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1999, com o objetivo de reduzir o internações por complicações da gripe e, até mesmo, óbitos na população.

A proteção contra o vírus influenza reduz, apenas, o seu papel como desencadeador de doença respiratória aguda. Isso ajudaria a reduzir internações por causa da gripe, o que evitaria a maior sobrecarrega no sistema de saúde.

O que se sabe até o momento é que se prevenir contra o influenza durante esse período de alto contágio pela Covid ajuda a diferenciar o diagnóstico das duas doenças. Descartando a gripe nas pessoas imunizadas contra a influenza, fica mais fácil distinguir essas doenças e, com isso, diminuir possível demanda nas Unidades de Saúde.

A 23º Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza se estende até 9 de julho. Neste ano, o programa foi dividido em três fases, que contempla grupos definidos pelo Ministério da Saúde para evitar aglomerações nas Unidades de Saúde.

A Direção-Geral do Campus parabeniza ao setor da COAES/CN pela ação em prol de seus profissionais e agradece à Alana Moraes, Secretária de Saúde do município de Currais Novos e em especial, às técnicas de enfermagem Aparecida Régis e Ana Célia (servidora do Campus e do município) que aplicaram a vacina nos profissionais. 


Fonte:https://www.medicina.ufmg.br/imunizacao-contra-influenza-ajuda-reduzir-sobrecarga-do-sistema-de-saude-e-diferenciar-diagnostico/

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas