Lançada Incubadora Tecnológica em Melhoramento Genético
Projeto visa melhorar arranjos locais da bovinocultura leiteira
Publicada em 24/12/2011 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Após intenso trabalho de divulgação, com participação na Feira do Boi, em Parnamirim, matérias para TV e rádios locais e palestras junto à comunidade escolar, foi instalada, no último dia 13/12, a primeira Incubadora Tecnológica em Melhoramento Genético de Bovinos (ITMGB), no Campus Currais Novos do IFRN.
A incubadora, que é a primeira no Brasil a atuar nesta área, conta com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) e é parte de um conjunto de ações estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva da pecuária leiteira, além do empreendedorismo na região, auxiliando e orientando as empresas instaladas no núcleo e oferecendo cursos aos produtores rurais.
A abertura do evento foi feita pelo Diretor Superintendente do Sebrae-RN, economista José Ferreira de Melo Neto; e seguiu-se com a participação do Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Professor, José Yvan Pereira Leite, representando o Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha; e do Diretor Geral do Campus, professor Rady Medeiros. Além destes, estiveram presentes autoridades locais, empresários, produtores rurais, equipe do Sebrae-RN, servidores e alunos.
Na oportunidade, foram feitos o descerramento da placa inaugural da incubadora e assinatura da Carta de Intenção entre IFRN, Sebrae e Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), objetivando parceria técnica com vistas à difusão de conhecimento.
Os pontos altos do lançamento ficaram por conta da apresentação da incubadora e da equipe gestora, feita pela professora-pesquisadora, Renata Lissa; os depoimentos dos médicos veterinários Júlio Moura, falando da experiência em melhoramento genético do Grupo Monte Verde, em Uberaba/MG e, Luiz Henrichsen, apresentando o Projeto Gene Leite do Instituto Biossistêmico de Piracicaba/SP.