Projeto facilita acesso a dados da pandemia no RN

Iniciativa – vinda do Campus Currais Novos – pode ser implementada em todo o Brasil

Publicada em 05/06/2020 Atualizada há 1 ano

Rastreamento traz dados do avanço do vírus no RN

Surgido como iniciativa para o rastreio de casos de coronavírus em todo o território do Rio Grande do Norte, um projeto do Campus Currais Novos promete “Dinamização na oferta de dados, tanto para quem consulta informações para ficar informado sobre a situação da pandemia, quanto para pesquisa através da base de dados de livre acesso”. A ideia do projeto Covid-RN é informar dados – baseando-se nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do RN – tanto  sobre o estado quanto para cada um de seus municípios, notificando a situação em que se encontra cada região e mantendo a população potiguar informada em tempo real. A ferramenta é acessível através do endereço covid19rn.com.br.

Segundo Kaio César Faustino, estudante da graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet, o projeto foi crescendo e hoje traz uma série de recursos intuitivos, “tanto para quem deseja consultar os dados do seu estado/município, quanto para a área da pesquisa, através do fornecimento de uma base de dados”, afirmou Kaio. O estudante disse ainda que o projeto se encontra em fase de expansão: “Desde que novas adaptações e melhorias foram implementadas, o projeto ganhou porte para receber dados de outros estados, distritos e localidades do país. Como o projeto Covid-RN segue basicamente como um stand-alone project – pois sou o único hoje em dia desenvolvendo e alimentando os dados diários – tive que conter alcance de cobertura para o do Rio Grande do Norte”, disse o estudante.

Próximos passos

Orientador do projeto, o professor Keylly Santos disse que “o projeto de rastreamento de casos do novo coronavírus no RN, implementado por Kaio César, traz, principalmente na forma gráfica, dados que mostram o avanço deste vírus em cada município do RN, exibindo os casos suspeitos, descartados, confirmados, ativos, recuperados e óbitos, assim como a estimativa de isolamento no estado. Tudo isso, com o objetivo de trazer dados que possam conscientizar a população do seu papel em frear o avanço da Covid-19”.

Para Kaio, a dificuldade está nos próximos objetivos, que é a expansão do projeto: “precisamos de voluntários para que a cobertura passe a ser nacional”. Se novas personagens se juntarem à empreitada, o projeto poderá seguir uma nova temática, acrescentou o estudante, que está no 3º período da graduação. “Será desenvolvido um HUB* para que demais estados criados a partir do projeto Covid-RN conectem entre si, criando assim, uma grande rede de subprojetos de mapeamento do coronavírus. Estou também projetando um modelo epidemiológico para estimar o avanço da doença e o impacto no cenário social tanto para os estados, quanto para cidades”, projetou Kaio.

O estudante atribui suas expectativas à facilidade de trabalho com o sistema: “O modelo de projeto se tornou um módulo de fácil implementação para outras regiões e estados. Creio que com o advento de novos integrantes, colocaremos a parte do HUB em desenvolvimento. É o que precisamos para darmos início a esta fase. Tenho em mente que isso irá mudar com o próprio incentivo da comunidade”. Interessados em se integrar ao projeto podem entrar em contato pelo oicovidrn@gmail.com.

* HUB é o termo em inglês para Concentrador. Significa, no contexto, um processo no qual se transmitirá informações entre os envolvidos, o que alimentará o sistema do projeto.

Acesse

Página do Projeto Covid-RN