Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio

Projeto do IFRN Currais Novos é 3º lugar na Expo Milset Brasil

Projeto coordenado por Professor do IFRN Currais Novos recebe medalha de bronze em uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do país

Publicada em 03/06/2014 Atualizada há 1 ano

O Professor Leonardo Teixeira e os alunos Paulo Eugênio (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet) e Jéssica Selena Ferreira Monteiro (3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática) do IFRN Currais Novos obtiveram a 3ª colocação na categoria Engenharia da Expo Milset Brasil, um dos eventos mais importantes na área de inovação científica e tecnológica do país, com o projeto "Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar - LPJ".

O trabalho consiste no desenvolvimento de um protótipo que faz uso da energia solar para o acionamento de motores elétricos. Por se tratar de um protótipo, foi implementado um sistema de radiofrequência para controlar remotamente esse protótipo. Como objetivo, o projeto visa fornecer uma maior comodidade e praticidade para os pescadores artesanais, os quais fazem uso do remo ou de motores de rabeta para realizar suas atividades.

O projeto concorreu com outros de todo o Brasil e de alguns países da América Latina (Chile, Colômbia, Paraguai, Venezuela e México). Além da medalha de bronze,  o projeto foi credenciado para ser apresentado na 10ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), que acontece em setembro deste ano, e na XI Feira Internacional de Ciências e Tecnologias do Paraguai (CIENCAP), realizada em Assunção, capital do país, em outubro.

Esse projeto marca a presença do IFRN Currais Novos nas três maiores feiras de ciência e tecnologia do país nos últimos três anos. A medalha é um feito inédito para a comunidade acadêmica da cidade. Para o Professor Leonardo Teixeira, coordenador do projeto, “é uma grande satisfação poder colocar Currais Novos em um patamar internacional quanto à inovação cientifica, mas é preciso lembrar que a participação nas feiras são a culminância de todo um processo que se preocupa com a aplicação do método científico na busca por soluções para problemas reais”.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas