Pesquisa
Projeto do Campus é selecionado em edital do MEC
Desenvolvimento de trabalho com o apoio da SETEC poderá levar a reconhecimento nacional do queijo de manteiga do Seridó.
Publicada em 10/01/2022 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O projeto de pesquisa Queijo de manteiga tradicional do Seridó – RN foi selecionado no Edital 63 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). O edital visa à promoção das indicações geográficas no Brasil. Uma indicação geográfica é um nome que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada, quando determinada qualidade, reputação ou outra característica é essencialmente atribuída a essa origem geográfica.
Selecionado em primeiro lugar no eixo voltado à estruturação de indicação geográfica, o projeto será desenvolvido através de atividades de pesquisa, inovação e extensão junto aos produtores da famosa iguaria seridoense em parceria com a Agência do Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE).
Coordenada pela Prof.ª Dr.ª Ítala Mesquita, a equipe conta com a participação do Téc. Ramon Araújo, do Prof. Dr. Saint Clair Lira e das estudantes Júlia Dantas, do curso técnico em Alimentos, Ianne Macedo e Érica de Souza, ambas do curso em tecnologia em Alimentos, além de colaboradores da UFRN, da EMATER/RN e do SEBRAE/RN.
Segundo a Prof.ª Ítala, “as indicações geográficas agregam valor, contribuem para o desenvolvimento e a valorização da produção regional e garantem ao consumidor a procedência e qualidade, indicando que se trata de um produto genuíno, que traz consigo especificidades de seu local de origem”.
O projeto terá início em fevereiro deste ano e doze meses de execução.
- Palavras-chave:
- pesquisa