Projeto promove visita à comunidade rural
Objetivo é divulgar as ações do Instituto aos moradores do campo
Publicada em 10/04/2010 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
No último dia 06 de abril foi realizada uma visita à Escola Municipal Justino Dantas, localizada no Povoado Cruz, área rural do município de Currais Novos. A visita faz parte do Projeto de Atenção aos Alunos da Comunidade Rural, que busca levar informações acerca do nosso campus aos alunos de comunidades rurais que encontram dificuldades de acesso ao instituto, muitas vezes por falta de informação.
Identificando um percentual ainda pequeno de alunos provenientes de comunidades rurais, buscou-se descobrir quais motivos poderiam estar causando esse baixo índice. Descobriu-se que, além de dificuldades relacionadas à localização dessas comunidades, há muitos mitos entre esses alunos como, por exemplo, o fato deles acreditarem que há pagamento de mensalidade para estudar no instituto, o que seria para eles uma realidade inatingível.
A partir da identificação desses problemas, percebeu-se a necessidade de levar esclarecimentos a essas comunidades escolares. Desta necessidade surgiu o Projeto que têm como objetivos desmistificar as dificuldades sobre o acesso e permanência do estudante da Zona Rural na escola, motivando-os a ingressarem em nossa instituição. Procura, ainda, promover o conhecimento sobre a escola e informar sobre a política de assistência estudantil desenvolvida pelo IFRN - Campus Currais Novos.
Anteriormente, em 31 de março, já havia sido realizada uma visita à Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão na comunidade do Totoró, haja vista serem reaildades semelhantes e enfrentarem a mesma falta de conhecimento sobre as formas de acesso.
Esse projeto, a princípio realizado apenas na cidade de Currais Novos, tem sido desenvolvido pela Coordenação de Assistência aos Estudantes, com a participação do Coordenador de Assistência aos Estudantes, Fernando Lopes, da Assistente Social, Danielle Albuquerque, da Psicóloga Érika Juliana e da Pedagoga Juliana Lima. Contudo, em vista dos resultados alcançados, já estuda-se a possibilidade de se estender as visitas também a comunidades rurais de outros municípios vizinhos.