EmbarcaTech
Programa tecnológico EmbarcaTech terá o IFRN entre as instituições executoras e pólo de residência em Currais Novos
Na instituição, o programa será executado pelo LAICA, um laboratório de pesquisas do Campus Avançado Natal – Zona Leste, com pólo em Currais Novos, e ofertará 100 vagas para residência tecnológica em Sistemas Embarcados.
Publicada por Raimundo Fidelis em 16/07/2024 ― Atualizada há 5 meses, 1 semana
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou, em Fortaleza (CE), do lançamento do EmbarcaTech, um programa de residência tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que ofertará 600 bolsas de estudos para alunos de seis instituições do país, com um investimento do Governo Federal de R$ 50 milhões.
Durante a cerimônia de lançamento, ocorrida em 5 de julho, o professor Wagner de Oliveira, diretor da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN (DEAD/ZL), esteve representando o reitor da instituição. “Esta iniciativa de residência tecnológica representa uma ação muito importante para o futuro dos nossos estudantes e para a evolução tecnológica do Nordeste. Ao oferecer essa oportunidade única, estamos não apenas capacitando os estudantes em tecnologias de Sistemas Embarcados e IoT, mas também contribuindo decisivamente para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Norte. Este é um passo fundamental para transformar nossa região por meio da inovação tecnológica, impulsionado pela crescente demanda por especialistas em sistemas embarcados e abrindo, assim, várias oportunidades de empregabilidade para os estudantes”, destaca o diretor.
No Instituto Federal do Rio Grande do Norte, o EmbarcaTech será executado pelo laboratório LAICA, que já desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de interesse de Robótica, Sistemas Embarcados e Tecnologias Educacionais. O programa terá como coordenador geral o professor Wagner de Oliveira e coordenador acadêmico o professor João Moreno Vilas Boas.
O professor João Moreno explica que um dos objetivos do programa é incentivar a participação de alunos de municípios interioranos, democratizando e expandindo o conhecimento ao gerar oportunidades para além das capitais. “Para atender a esse objetivo, o projeto no IFRN será realizado no LAICA, laboratório presente nos campi Natal – Zona Leste, Natal – Central e Currais Novos, como forma de proporcionar oportunidades aos estudantes do interior do estado”, destaca.
EmbarcaTech no IFRN/CN
Uma das propostas do programa é que “cada ICT executora deverá incentivar a participação de alunos do interior de seus estados para democratizar o conhecimento e gerar oportunidades além das capitais”. Neste contexto, um dos pólos da residência acontecerá no LAICA Seridó, localizado no campus do IFRN em Currais Novos. O professor Andouglas Silva, coordenador técnico do pólo, lembra que “essa é uma grande oportunidade para o nosso campus e nossos alunos, porque poderemos estruturar o nosso laboratório para realizar pesquisas avançadas na área de hardware, ainda mais em um cenário no qual estamos iniciando o curso de Eletrônica”. Além disso, o professor lembra que “os alunos residentes receberão bolsas para desenvolver suas atividades de pesquisa junto a grandes empresas de tecnologia”.
Por fim, o professor Danilo Cortez, pesquisador do LAICA Seridó e coordenador do Hotel de Projetos do campus, vê com muito entusiasmo essa iniciativa, “pois o EmbarcaTech reforça a importância de ações e projetos de tecnologia que insiram as regiões interioranas e seus respectivos talentos nesse cenário. Além disso, o projeto possibilitará diversas parcerias entre o IFRN com os segmentos mercadológicos, fortalecendo nosso ecossistema local de inovação”.
Para saber mais sobre o programa de residência EmbarcaTech, clique aqui!.
- Palavras-chave:
- IFRN Campus Currais Novos Programa EmbarcaTech