Professor participa de treinamento nos EUA
Capacitação será na área de biotecnologia.
Publicada em 29/06/2009 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O professor , Jonas Luiz Almada da Silva, viaja na semana que vem para a Califórnia, nos Estados Unidos. Entre os próximos dias 9 e 24 ele vai participar de um programa de treinamento no San Diego Miramar Community College, respeitado centro de pesquisa em microbiologia e biotecnologia de alimentos - exatamente as áreas de atuação do professor no Campus de Currais Novos.
O Instituto de Verão para Ciências da Vida (Life Science Summer Institute - LSSI) é um projeto baseado em um modelo de capacitação intensivo de 12 dias para docentes. Consiste em oito exercícios de laboratório construídos em torno de quatro áreas-núcleo: tecnologia de DNA recombinante; expressão de gens (estes são transcritos em RNA e então traduzidos para formar proteínas); purificação de proteínas; e reação cadeia de polimerase (PCR).
O projeto é administrado pela dra. Sandra Slivka, professora e diretora do centro de pesquisa. Além da capacitação nas disciplinas, o curso oferece também estágio e a possibilidade de compartilhamento de currículo e de contato entre os pares. Durante o estágio, os participantes terão acesso a uma empresa de grande porte fabricante de produtos biotecnológicos, a uma grande instalação de pesquisa e desenvolvimento, a uma incubadora de empresas biotecnológicas e a uma instituição de pesquisa.
Além do professor Jonas, participarão do treinamento, dois professores do Instituto Federal da Paraíba e um do Instituto Federal de Pernambuco.