PESQUISA

Professor de Educação Física do Campus Currais Novos Publica Artigo Científico em Periódico Internacional sobre o Treinamento de Restrição de Fluxo Sanguíneo

Publicada em 24/05/2021 Atualizada há 1 ano

O Prof. Dr. Rodrigo Aniceto, professor de educação física do IFRN Campus Currais Novos, publicou recentemente um artigo científico no periódico Human Movement (CiteScore: 1.0; SJR: 0.31; Qualis CAPES: B1) da Polônia, que teve como propósito examinar a validade concorrente da percepção subjetiva de esforço (PSE) para o exercício de força com restrição de fluxo sanguíneo (EF+RFS) em membros superiores e inferiores. Esse trabalho é fruto da sua tese de doutorado que foi desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, e teve parceria de pesquisadores da University of Pittsburgh e California State University dos Estados Unidos da América.

Os resultados deste estudo indicam que a PSE (OMNI-RES) tanto no músculo ativo (PSE-MA) quanto no corpo em geral (PSE-CG) é um método válido para controlar a intensidade de esforço durante o EF+RFS em membros superiores e inferiores, uma vez que, se relaciona positivamente com a concentração de lactato sanguíneo durante a sessão de exercício.

Importante destacar, que além de validar a PSE-MA e a PSE-CG para uso no EF+RFS, o estudo traz novas informações relevantes para literatura sobre a prescrição da técnica de RFS utilizando a banda elástica, no que diz respeito a pressão exercida pelo elástico e como aplicar esse elástico nos membros superiores e inferiores, o que favorece a utilização do EF+RFS em vários ambientes (ex., centros esportivos, academias, clínicas). O treinamento de restrição de fluxo sanguíneo foi criado pelo japonês Yoshiaki Sato na década de 60, e vem sendo amplamente estudado e aplicado no ambiente da reabilitação e esportivo.

Baixe o artigo aqui: