Osdam

Currais Novos/RN terá participação inédita na Febrace

Projeto desenvolvido no IFRN Currais Novos será apresentado na Febrace

Publicada em 16/03/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No período de 17 a 21 de março, acontecerá a 12ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que é realizada anualmente no campus da USP, em São Paulo.  Nesta edição, serão 16 projetos selecionados do Rio Grande do Norte, o que significa um recorde para o estado. Pela primeira vez, haverá uma representação da cidade de Currais Novos, que se dará através do projeto intitulado “Osdam: Editor Gráfico de Circuitos Digitais em Modo Protoboard”, desenvolvido pelos alunos do IFRN José dos Santos Filho e Sidnei Araújo Júnior, sob a orientação do professor Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira.

O desenvolvimento do “Osdam” foi iniciado em 2011 pelos até então alunos Marco Antônio Silva e Araújo, Eliabe Medeiros Félix e Vinícius Danyllo Nóbrega de Assis (atual co-orientador do projeto), e sua primeira versão foi apresentada na Mostratec 2012, em Novo Hamburgo-RS. Trata-se de um software editor gráfico de circuitos digitais que aproxima o estudante ou profissional de eletrônica da visão encontrada no laboratório, diferentemente dos softwares mais populares, os quais aproximam o processo de simulação com a sala de aula.

Com o advindo desta ferramenta, o grupo espera diminuir o tempo para realização das práticas no laboratório de eletrônica e proporcionar mais segurança nas montagens, diminuindo os danos aos componentes e equipamentos eletrônicos. O editor será um primeiro passo para o desenvolvimento de um simulador de circuitos digitais com essa visão realista da prática (modo protoboard).

Atualmente, o download do software pode ser realizado pelo site institucional do orientador do projeto: http://docente.ifrn.edu.br/leonardoteixeira/links/editor-grafico-osdam/view.

extensao
servidores