Arqueologia
Arqueologia é tema de palestra para alunos do IFRN Campus Currais Novos
Na oportunidade, os alunos conheceram o campo de atuação da arqueologia e suas contribuições para o desenvolvimento regional
Publicada por Luciano Oseas em 27/11/2025 ― Atualizada em 27 de Novembro de 2025 às 19:32

Alunos das séries finais dos Cursos Técnicos Integrados tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre transmissão e preservação de conhecimento a partir da materialidade constituída por objetos, ritos e sentimentos que formam de maneira sintética o amplo campo de estudo e trabalho da Arqueologia.
A iniciativa partiu do professor de Química, Gutto Freitas, que convidou o Arqueólogo Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva, que é professor Doutor do Departamento de História do Campus Caicó da UFRN (CERES), para profesrir a palestra "Arqueologia como ciência e a Arqueologia em Currais Novos", realizada nos dias 5 de novembro, no turno matutino, e no dia 12, foi a vez do turno vezpertino prestigiar o evento no auditório do campus do IFRN de Currais Novos.
O professor Abrahão Nunes falou sobre as pesquisas arqueológicas que vem realizando com seu grupo na região do Seridó e aproveitou o momento para divulgar que iniciará em 2026 o curso de Bacharelado em Arqueologia no CERES-UFRN.
De acordo com as informações dispinibilizadas no site do curso (http://www.graduacao.ufrn.br/arqueo.ceres), o Bacharelado em Arqueologia ofertado pelo CERES-UFRN irá oferecer 25 vagas anuais, a partir de 2026, com a carga horária total de 2.625 horas, distribuídas ao longo de 8 semestres letivos, pode ser concluído em 4 anos. O horário de realização das aulas será de segunda a sexta feira, nos turnos matutino e vespertino.
Ao concluir o curso, o(a) arqueólogo(a) formado pela UFRN estará apto(a) a:
- Utilizar as abordagens arqueológicas, inserindo-as no contexto dos diferentes saberes, de forma a produzir conhecimento contextualizado e integrado às distintas realidades.
- Apresentar pensamento crítico em relação aos aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos, econômicos e éticos relacionados ao exercício da profissão de arqueólogo(a).
- Elaborar e executar projetos, a serem implementados tanto em instituições públicas, quanto ONGs e, também, no meio empresarial, visando o desenvolvimento regional, e a conservação de distintos patrimônios, em particular, o arqueológico.
- Aplicar metodologias e técnicas, tanto para a pesquisa arqueológica de campo, quanto de laboratório. Sendo também conhecedor dos avanços técnicos e científicos.
- Comunicar-se de forma eficiente e eficaz, através de diferentes linguagens escrita e falada.
- Desenvolver consciência social ativa, respeitando a diversidade cultural e as distintas formas de expressão.