ENCONTRO INTERCULTURAL

Núcleo de Artes do Campus Currais Novos realizará o III Encontro Intercultural: as línguas do Brasil.

O evento acontecerá no período de 14 a 18 de março de 2022.

Publicada em 07/03/2022 Atualizada há 1 ano

O Encontro Intercultural é um evento preocupado em promover a interação e a troca entre participantes de diferentes línguas-culturas. Nas duas primeiras edições, tratamos dessa interação em uma perspectiva mais ampla, do contato com o português-cultura brasileira em contraste com línguas-culturas estrangeiras que estão fora do Brasil. Contudo, nessa terceira edição, colocamos em foco o nosso próprio espaço geográfico, expondo a diversidade da nossa própria cultura. Para além de um Brasil monolíngue falante de português, intencionamos valorizar outras línguas que estão presentes no território brasileiro.

Seguimos, então, buscando promover o encontro entre culturas, valorizando a pluralidade linguístico-cultural, o plurilinguismo e a intercompreensão, com o intuito de contribuir para a formação integral dos nossos alunos, em resposta a esses momentos de troca e de aquisição de conhecimento proporcionados pela diferença na língua e na cultura.

Por objetivos específicos almejamos:

- Compartilhar com a comunidade do IFRN – Campus Currais Novos - conhecimento sobre algumas línguas que estão presente no Brasil, sensibilizando para a sua diversidade linguística e percebendo-o para além de um país monolíngue;

- Ampliar o repertório linguístico-cultural dos nossos alunos acerca da cultura brasileira;

- Contribuir para o desenvolvimento da competência plurilíngue e pluricultural dos participantes.

Como é impossível abordar todas as línguas que circulam no território brasileiro em um único evento, selecionamos algumas delas e organizamos a programação da seguinte maneira:

14/03 - Conferência de abertura;

15/03 - Línguas afro-brasileiras e Línguas indígenas;

16 e 17/03 - Línguas de imigração e Línguas na escola;

18/03 - LIBRAS.

Para a ocasião, convidamos professores de diferentes instituições federais, como UFSC, UFPR, USP, UFRN e do próprio IFRN, bem como de outras instituições de diferentes estados, a saber a SEEC/RN, SEEC/PB e representantes do Comitê Nacional Gestor da Língua (RS/PR).

Inscrições até dia 10/03/22: https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao_publica/2988/

Público-alvo: Alunos do IFRN – Campus Currais Novos.

Vagas: 70 com certificado de participação.

Local: Google Meet.

Os alunos inscritos receberão um e-mail com o link da sala virtual do Google Meet.

Demais interessados poderão participar do evento pelo canal IFRN Currais Novos Oficial no YouTube.

Confira a programação aqui.