NOTA À COMUNIDADE

Nota acerca do trabalho realizado pelo IFRN Campus Currais Novos

Direção-Geral emite nota enaltecendo e defendendo o trabalho realizado pelo Campus Currais Novos

Publicada em 05/01/2021 Atualizada há 1 ano

Acreditamos que um dos motivos principais de pessoas utilizarem argumentos hostis às Instituições Públicas de Ensino Técnico e Tecnológico é a desinformação, o desconhecimento das mesmas do que é realizado nos mais de 650 campi da Rede Federal de Educação tecnológica no nosso País o que gera uma desinformação à sociedade.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e seus 22 campi, entre eles o Campus Currais Novos, é comprometido com a formação humana integral do aluno, com o exercício da cidadania e com a produção e a socialização do conhecimento, visando, sobretudo, à transformação da realidade na perspectiva da igualdade e da justiça sociais, conforme preconiza a nossa missão institucional.

As políticas de ensino e de assistência estudantil, assim como as de pesquisa e extensão, existentes buscam assegurar a permanência e êxito, nos processos formativos, dos alunos que aqui ingressam e, como em toda as Instituições de Ensino devem ser, a pluralidade é presente e bem-vinda ao Campus, sendo respeitada e acolhida como se coloca em vários depoimentos de servidores, terceirizados, egressos e de estudantes.

O respeito à diversidade e pluralidade de ideias materializa-se na ação educativa: na forma de se conceber a educação e o papel do educador e do educando no processo de construção do conhecimento; o estabelecimento de uma relação que prima pelo respeito à pessoa humana e pela inclusão de todos; o reconhecimento da singularidade e das diferenças existentes entre as pessoas e entre os grupos; a convivência com diferentes opiniões sobre a realidade e diferentes visões de mundo; o respeito aos valores e às crenças; o exercício da tolerância e da mediação dos conflitos; e o repúdio a todo tipo de discriminação.

Em 14 anos de existência, o Campus Currais Novos atendeu a 13.966 estudantes, que desenvolveram, junto aos servidores e às servidoras, mais de 600 projetos de pesquisa e de Extensão, instalou 2 Centros de Tecnologia, mais de 20 laboratórios de diversas áreas, além de realizar o apoio a estudantes em vulnerabilidade social com distribuição de cerca de 2.000 bolsas mensais, mais de 190.000 refeições oferecidas, mais de 1.500 estudantes com auxílios transportes e cerca de 7.000 com apoio à participação em eventos e atividades externas.

No período de pandemia, foram destinadas mais de 270 bolsas para aquisição de computadores, distribuição de mais de 1.000 kits de alimentos para as famílias mais carentes e cerca de 70 pacotes mensais de internet banda larga para que os estudantes em vulnerabilidade social não fiquem sem aula nesse período difícil.

Destaca-se também o acolhimento aos estudantes com necessidades específicas, com mudanças em estruturas físicas e contratação de profissionais para atendimento, proporcionando uma real inclusão destes na nossa escola.

O IFRN Campus Currais Novos convida e estará sempre à disposição para quem desejar conhecer mais a sua estrutura física, a metodologia de ensino, as equipes de apoio acadêmico, pedagógica, psicológica, assistência social, setor médico, secretaria acadêmica, corpo docente e demais coordenações e diretorias.

É essa postura de respeito à pluralidade, em todo o seu significado, e comprometimento de seus quadros profissional e estudantil que faz o reconhecimento nacional e internacional de excelência, não só do campus de Currais Novos, mas de todo o IFRN na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Andreilson Oliveira da Silva

Diretor-Geral do IFRN Campus Currais Novos