Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

IFRN e Microsoft capacitam servidores

Treinamento é relativo à ferramenta Teams, para auxílio do trabalho remoto

Publicada em 06/04/2020 Atualizada há 1 ano

As palestras acontecerão nos dias 7 e 8 de abril

Com o objetivo de ampliar a capacidade e desenvoltura dos servidores do IFRN diante das necessidades do trabalho remoto, implementado no Instituto diante do contexto de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI), em parceria com a Coordenação de Tecnologia dos campi, realizará palestra online nos próximos dias 7 e 8 de abril. A apresentação, realizada pela Microsoft, será sobre o uso da tecnologia Microsoft Teams. "Para participar da palestra não será necessária inscrição, apenas clicar no link que será enviado para o e-mail dos servidores. Os interessados não precisam ter microfone ou câmera, apenas um computador ou celular com acesso a internet, pois a comunicação será por chat moderado pela DIGTI e pela Microsoft", disse André Duarte, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto.

A palestra abordará temas como: compartilhamento de arquivos, edição simultânea de arquivos, criação de canais,reunião online (compartilhamento de tela, uso de câmera), gravação da reunião, como criar uma classe no Teams, como gerenciar os alunos, como fazer e gravar uma aula remota, recursos em uma aula remota, entre outros. “Os servidores do IFRN ainda poderão utilizar a ferramenta como uso adicional quando os serviços voltarem à normalidade  para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos administrativos, assim como atividades acadêmicas, tanto em aulas presenciais quanto a distância”, acrescentou André. 

Participação e programação 

A programação da palestra será dividida em duas etapas: na terça, 7 de abril, será abordada a introdução ao Microsoft Teams com foco nas atividades administrativas, com a apresentação de assuntos como navegação pela ferramenta, criação de chat’s e de equipes, compartilhamento de arquivos e funcionamento de reuniões online, a partir das 14h30.

No dia 8 de abril, quarta-feira, com início às 9h30, os temas serão com enfoque pedagógico, dedicada à colaboração e uso pedagógico no Teams: como criar uma classe no Teams, como gerenciar alunos, fazer e gravar uma aula remota, recursos possíveis em uma aula remota, além do item Tarefas, seja pela visão do professor (designação e correção) ou pela visão do estudante (edição e entrega).

O Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. Lançada a pouco mais de três anos, o programa é definido pela Microsoft como uma ferramenta para reunir pessoas, conversas e conteúdo, permitindo a colaboração entre as atividades desempenhadas por seus participantes, de forma ágil e integrada.