MILSET

IFRN Currais Novos tem representação na segunda edição da Expo Nacional Milset Brasil

Publicada em 29/05/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O IFRN Currais Novos participa da II Expo Nacional Milset Brasil, que ocorre entre os dias 26 e 30 de maio, o (http://www.milsetbrasil.com/) em Fortaleza-CE. O trabalho defendido é denominado "Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar - LPJ", desenvolvido pela aluna do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática Jéssica Selena Ferreira Monteiro e pelo aluno do 3º período do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Paulo Eugênio da Costa Filho, orientados pelo professor Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira.

O trabalho consiste no desenvolvimento de um protótipo que faz uso da energia solar para o acionamento de motores elétricos. Por se tratar de um protótipo, foi implementado um sistema de rádio-frequência para controlar remotamente esse protótipo. Como objetivo, o projeto visa fornecer uma maior comodidade e praticidade para os pescadores artesanais, os quais fazem uso do remo ou de motores de rabeta para realizar suas atividades.

No segundo caso, temos o uso de diesel ou gasolina como combustível para o motor. Como consequência, temos a poluição do ambiente e um gasto contínuo com combustível. Quando o protótipo for desenvolvido em escala real, espera-se obter a redução dos gastos, pois ao utilizar os painéis solares, os pescadores teriam inicialmente um gasto maior, entretanto o gasto com manutenção seria muito baixo, fazendo com que o investimento valesse a pena.

A Expo MILSET Brasil é um evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico - MILSET, do Comitê da MILSET AMLAT e da Comitiva Nacional da MILSET Brasil (Fundação Milset Brasil). O evento que é realizado na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro em Fortaleza-CE surgiu da necessidade de motivar o intercâmbio entre alunos pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade uma forma geral. A
Exposição de Ciência e Tecnologia da MILSET Brasil reúne projetos de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior representante de todos os Estados do nosso país, além de projetos internacionais de diversos países convidados credenciados pela MILSET Internacional.

servidores