Direitos e Tecnologia da Informação: a virtualização da vida real

Professor traz orientações sobre novas relações no ambiente virtual

Publicada em 29/02/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

As tecnologias digitais vieram, se consolidaram e hoje fazem parte do dia-dia de todos, até mesmo daqueles que não fazem uso e dizem “viver muito bem sem elas”. A possibilidade de conversar, jogar, ouvir, ver e baixar músicas e vídeos, interagir com pessoas que não estão presentes no mesmo espaço-tempo são apenas algumas das diversas utilizações dessas tecnologias.

Infelizmente, além de todos os benefícios, traz consigo um lado nocivo. A rede vem sendo usada para propagar ofensas, disseminar preconceitos, espalhar comentários depreciativos. Cada vez mais crescente, a prática do bullying vem ganhando versões on line, virtualizando e adquirindo dimensões imensuráveis.

Conhecido como cyberbullying, as agressões na Internet se tornam ainda mais cruéis, haja vista que as barreiras são quebradas e os espaços de propagação são ilimitados, tornando-se mais difícil identificar o agressor.

Percebendo o crescimento desta prática e os possíveis rumos a que podem levar, o setor pedagógico do Campus Currais Novos do IFRN sentiu a necessidade de levar aos alunos informações acerca desta temática no cotidiano real e virtual. Esta necessidade “é bem evidente quando os alunos nos procuram queixando-se de comentários postados por colegas da escola nas redes sociais, comentários por vezes ofensivos, geralmente brincadeiras que ultrapassam o limite ético”, comentou a pedagoga Juliana Medeiros, idealizadora do encontro.

A palestra “Direitos e Tecnologia da Informação: a virtualização da vida real”, ministrada pelo Professor Ailton Torres Câmara, reuniu alunos do 1º, 2º e 3º anos dos cursos integrados para mostrar um pouco dos direitos e deveres do cidadão no ciberespaço. Ailton, que é professor do curso de informática no IFRN – Campus Currais Novos, graduado em Tecnologia em Informática, graduando em Direito e especializando em Computação Forense, abordou de forma ampla noções de direito, moral, ética, costumes e respeito ao próximo, retratados através de fatos históricos, contextualizando com as novas tecnologias.

O foco principal da palestra era abordar uma postura ética nas relações na rede virtual, mostrando novas regras de comportamento e as consequências legais dos atos. Diante desta nova configuração dos relacionamentos, fez-se necessária adoção de novas posturas e a criação de novas regras de comportamento. Dentro do campus, “os professores também relatam o uso indevido do celular e do computador durante as aulas”, acrescentou a pedagoga, ao citar o uso dos equipamentos para acesso às redes sociais durante nos horários de aula, prejudicando o processo de ensino.

Sobre isto, o professor Ailton trouxe orientações sobre este novo comportamento citando a “Netiqueta”, um conjunto de regras de convívio e comunicação voltadas à Internet. Regras estas que vem sendo construídas pelos internautas de acordo com as vivências e experiências.

Tratar desta temática com alunos do nível médio implica também envolver os pais no processo de conscientização para trabalharem junto à escola. Pensando assim, a palestra foi ministrada para este público na última reunião de pais e mestres, oportunizando-os também conhecer um pouco mais deste novo mundo que seus filhos fazem parte, com espaço aberto para seus questionamentos, dúvidas e sugestões.

De acordo com avaliação feita por Juliana, “os encontros para discutir sobre a temática foi um passo importante para orientar nossos alunos quanto ao uso da internet e das redes sociais”. E já planejando as próximas ações, ela diz que, com as próximas turmas, o trabalho será realizado ainda no início do curso, de forma preventiva para evitar aborrecimentos no decorrer das aulas. Além disso, pretende trabalhar a temática com outros públicos, haja vista que “ficou clara também a necessidade de se trabalhar o tema em outros espaços”, relata.

Caso queira saber um pouco mais sobre as novas regras de comportamento no ciberespaço, acesse Netiqueta. Lá se encontra disponível arquivo para download.

“A tendência é o mundo ficar cada vez mais virtual.”
Ailton Torres Câmara