Avaliação in loco
Curso Superior de Tecnologia em Alimentos recebe avaliadores do MEC
A avaliação in loco fornece os subsídios para renovação de reconhecimento da autorização para funcionamento do Curso
Publicada por Luciano Oseas em 10/06/2023 ― Atualizada há 1 ano, 5 meses
O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IFRN Campus Currais Novos passou essa semana, entre os dias 5 e 7 de junho, pela avaliação in loco realizada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES/MEC através do INEP que destina dois avaliadores para conferirem uma série de dados sobre o curso tais como infraestrutura de salas, laboratórios e biblioteca, bem como projeto político pedagógico (PPP) do curso e entrevistas com docentes, técnicos administrativos e discentes.
No Campus Currais Novos, a visita dos avaliadores foi conduzida pelo professor Ênio Rafael de Medeiros Santos, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, e pela professora Tarcimária Rocha Lula Gomes da Silva, que é diretora da Direotoria de Avaliação e Regulação do Ensino – DIARE/RE do IFRN.
Atualmente o CST em Alimentos está avaliado com nota 3 numa escala de avaliação que vai de 1 a 5. De acordo com a gestão do Campus Currais Novos, essa avaliação foi satisfatória, pois se deu num processo de implantação de curso quando muitos laboratórios estavam em fase de construção. “Hoje temos uma estrutura completa que não deixa nada a desejar para as melhores instalações de cursos dessa área, no país”, afirmou Ênio Rafael.
De acordo com o Diretor-Geral do Campus Currais Novos, professor Andreilson Oliveira, no que depender do seus esforços e da equipe gestora, bem como dos docentes, técnicos administrativos e discentes, o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos será bem avaliado, pois não foram poupados esforços para ampliar a infraestrutura e também o apoio nas áreas de pesquisa e extensão, ações que fazem com que o IFRN Campus Currais Novos se destaque na região contribuindo para o desenvolvimento regional a partir de ações provenientes do CST em Alimentos.
Tanto a avaliação quanto os procedimentos utilizados pelos avaliadores estão presentes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além de servir como prestação de contas para a sociedade, por parte do INEP, a avaliação in loco de cursos de graduação é utilizada como suporte ao processo decisório e homologação dos respectivos atos autorizativos pela SERES/MEC que são a autorização para funcionamento, o reconhecimento do curso como apto a prestar o devido serviço e a renovação do reconhecimento do curso de graduação, sendo esse último ato que o CST em Alimentos do Campus Currais Novos está submetido.
Os demais cursos de nível superior do Campus Currais Novos já se submeteram a essa avaliação tendo o Curso Superior de Licenciatura em Química alcançado conceito 4, na última avaliação, e o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet alcançado conceito máximo, ou seja, nota 5, no IGC.
- Palavras-chave:
- CST em Alimentos IGC Campus Currais Novos Avaliação MEC