Curso de Licenciatura do Câmpus Currais Novos recebe conceito 4 do MEC

A avaliação de reconhecimento analisa as condições de ensino levando em consideração a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas

Publicada em 29/08/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Professores, alunos e técnicos administrativos do Câmpus Currais Novos comemoram o conceito 4 obtido pelo Curso de Licenciatura em Química, resultado da avaliação de reconhecimento realizada, nos dias 20 e 21, pelo Ministério de Educação e Cultura-MEC.

O reconhecimento de curso, segundo o Art. 34, do Decreto nº 5.773/2006, é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas emitidos pelos cursos de nível superior.

A Lei no 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, observa que a avaliação dos cursos de nível superior também tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica, que são as dimensões avaliadas.

De acordo com legislação, os conceitos atribuídos aos cursos vão de 1 a 5, sendo que a nota 4 representa o conceito muito bom, isso significa que os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro além do que expressa o referencial mínimo de qualidade caracterizado pela nota 3.

Na programação da avaliação feita no Câmpus, foram realizadas inspeções às instalações internas, reuniões por segmento com dirigentes, professores, alunos, além da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Para Ramon Viana, diretor acadêmico do Câmpus Currais Novos, o conceito 4, que representa um perfil muito bom de qualidade, foi recebido como excelente por se tratar de um curso novo que ainda está em fase de crescimento e consolidação, mas que conta com o empenho e dedicação da administração, dos professores, dos alunos e técnicos administrativos. Além disso, o curso que ainda vai formar a primeira turma poderá emitir diplomas reconhecidos pelo MEC, garantia de que os futuros docentes de química poderão exercer a profissão bem como participar legalmente de concursos públicos.

“Agradeço e parabenizo a todos os professores, técnicos administrativos, que pertencem e também aos que pertenceram ao nosso Câmpus, e estudantes que estiveram conosco nessa caminhada para este grande resultado, em especial ao Professor e Coordenador Jackson, que não mediu esforços para que tivéssemos êxito neste processo de Avaliação Institucional”, agradeceu Viana.