Curso de fotografia tem boa participação

Produção fotográfica dos alunos ganhará exposição

Publicada em 27/05/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Indo para o quinto encontro semanal, o curso Fotografia Social chega à metade das atividades e a professora Zildalte Gomes faz uma avaliação bem positiva.

Composta por um público diversificado, tanto em idade quanto em profissões e experiências, a turma iniciou as atividades há quatro semanas e os alunos tinham olhares bem diferenciados com o mundo da fotografia. Ao passo que alguns estavam interessados em entender o funcionamento de sua câmera, outros buscavam aprimorar os conhecimentos que já desenvolvem profissionalmente.

A proposta do curso é acrescentar conhecimento técnico e uma visão artística ao trabalho fotográfico dos cursistas. Segundo Zildalte, o trabalho consiste na realização de “exercícios colocando em prática a parte teórica da técnica fotográfica. Analisamos as imagens procurando identificar e compreender o ajuste feito pela câmera digital". Até o fim do curso "ainda falaremos sobre composição fotográfica, temas em fotografia, iluminação, fotos de estúdio. Teremos uma saída fotográfica pela cidade”.

Os próprios alunos já percebem mudanças em suas fotos em relação ao início do curso. Falando sobre essas mudanças, a aluna Marta Jussara diz que a principal delas foi “o olhar: a gente começa a ter uma visão mais crítica”.

Contudo, a professora lamenta a falta de interesse de alguns inscritos. “Tem gente que se inscreveu e nunca compareceu, isso é comum acontecer quando o curso é gratuito, infelizmente tira vaga de quem realmente quer e pode freqüentar”, diz ela.

Para o fim do curso, está prevista a realização uma exposição fotográfica mostrando a produção dos alunos. "A Cor Púrpura do Seridó" será exibida com juntamente com a exposição "Mulheres nota mil", que acontecerá no IFRN – Campus Currais Novos, de 18 a 27 de julho. Ainda, a produção fotográfica estará presente na semana de cinema, realizada pela RPTV, possivelmente em setembro.