Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

AULA PRÁTICA

Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos: Aula prática e visita técnica.

os alunos participaram do processo de fabricação do hidromel e realizaram uma visita técnica a uma unidade de grande porte que produz queijos regionais

Publicada em 27/07/2022 Atualizada há 12 meses

O curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFRN -Campus Currais Novos promoveu nos dias 22 e 23 de julho de 2022 aulas práticas para a turma de 2021.2. 

No primeiro momento, no laboratório de operações unitárias do campus, os alunos participaram do processo de fabricação do hidromel, uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, obtida a partir da ação de leveduras do gênero Saccharomyces, as quais promovem a fermentação alcoólica do mosto constituído de mel enriquecido com sais minerais. 

No dia seguinte, os alunos realizaram uma visita técnica a queijeira Retiro situada no Município de Jardim do Seridó/RN, uma unidade de grande porte que produz uma variedade saborosa de queijos regionais. 

A professora e coordenadora do curso, Katia Regina Souza ressalta a “estima dessa oportunidade de integralização e difusão de saberes com a parceria entre escola e indústria, que favorece o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossos alunos para a prática profissional”. Gostaríamos de agradecer a direção geral do Campus Currais Novos, aos professores e colaboradores pela participação nas práticas educativas: o ex-aluno do curso superior de alimentos, Luis Felipe de Medeiros Gomes (Mestre em Tecnologia de Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte) por compartilhar seus conhecimentos na produção do hidromel, aos professores: Saint Clair Lira Santos, Ariane Ferreira Lacerda e José Garcia Junior, pelas fotos registradas nos dois momentos: aula prática e visita técnica. Nosso especial agradecimento ao empresário Sr. Leone Mata Medeiros pela gentileza de nós conceder a visita às instalações da queijeira Retiro.

 

Quer saber mais sobre nossos cursos? Visite nosso site ou acompanhe a gente nas mídias sociais do IFRN.

Instagram: @ifrncn;  

Sites oficial do IFRN:  https://portal.ifrn.edu.br/

Site do Campus Currais Novos: https://portal.ifrn.edu.br/campus/curraisnovos

Página do curso da pós-graduação em C&T de Alimentos:

https://portal.ifrn.edu.br/ifrn/campus/curraisnovos/ensino/cursos_atu/lateral/curso-lato-sensu/copy_of_alimentos

Edital aberto para nova turma da pós-graduação em alimentos 2022.2:

https://portal.ifrn.edu.br/campus/curraisnovos/noticias/processo-seletivo-para-os-cursos-superiores-de-pos-graduacao-lato-sensu-em-nivel-de-especializacao-inscricoes-abertas/

 

 

Acesse:

 

Fotos. Fotos: Professor José Garcia Júnior.