CONGIC encerra inscrições neste domingo (26)

Podem participar projetos de pesquisa desenvolvidos em diversas áreas científicas, mas quem tenha sido realizado por alunos matriculados no IFRN

Publicada em 24/05/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

As inscrições para participar do IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN (CONGIC)terminam neste domingo (26). O evento é promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) do IFRN. Podem participar projetos de pesquisa desenvolvidos em diversas áreas científicas, mas quem tenha sido realizado por alunos potiguares. O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de julho no município de Currais Novos.

Saiba como participar do CONGIC

1.    Poderão submeter trabalhos alunos regularmente matriculados em cursos de nível técnico do IFRN e nível médio de escolas do Estado do Rio Grande do Norte, que participarão da competição na modalidade “nível médio/técnico”.

2.    Poderão submeter trabalhos alunos regularmente matriculados em cursos superiores do IFRN, que participarão na modalidade “nível superior”.

3.    Os projetos deverão ter sido desenvolvidos por no máximo três alunos, entretanto é obrigatória a participação de um orientador (maior de 21 anos e, no mínimo, graduado).

4.    Todos os projetos devem pertencer a uma das áreas temáticas, e deve ser apresentado na Mostra através de um experimento prático.

5.  A inscrição dos projetos selecionados é gratuita, mas deverão ser observados os prazos estabelecidos no cronograma do evento.

6.      O estudante deve referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em sua pesquisa que não é de sua própria autoria, identificando os autores e as fontes destes materiais.

7.  Todos os projetos devem contar impreterivelmente com um orientador, podendo ter ainda um coorientador. Orientador e coorientador podem participar de múltiplos projetos. Os alunos apenas de um.

8.    O projeto desenvolvido deve seguir a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia, com rigor cientifico, registrando todos os passos tais como: esboços, anotações, coletas, testes, resultados, e análises, em um Diário de Bordo do projeto.

9.    Todo projeto deve anexar no ato da inscrição online um Relatório do Projeto, e caso selecionado, deve levar o Diário de Bordo para a apresentação.

10.  Serão avaliados apenas projetos que apresentem todos os dados e documentos exigidos e atendam as regras acima. Aqueles que não estejam de acordo com estas regras serão desclassificados.

11. Serão selecionados 60 (sessenta) projetos para serem apresentados na Mostra Tecnológica do IFRN, sendo 30 (trinta) na categoria “nível médio/técnico” e 30 (trinta) na categoria “nível superior”.

12.  Não serão permitidos nos estandes dos projetos a presença e utilização de organismos vivos, incluindo plantas. Espécimes mortos, desde que contidos em recipientes hermeticamente fechados serão permitidos. Espécimes, ou partes dos mesmos, conservados por meio de taxidermia não serão permitidos, assim como, o manuseio de qualquer produto químico e de fluidos no geral, incluindo água (exceção para água contida dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não será manuseado). Não será permitida também a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico, a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas.

13.  Cada projeto será apresentado em um estande contendo uma tomada de 220V à disposição.

14.  Dois projetos da categoria “nível médio/técnico” serão selecionados diretamente para participarem da 12ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE – http://febrace.org.br), realizada anualmente na cidade de São Paulo/SP no câmpus da Universidade de São Paulo (USP). O IFRN custeará as passagens e a inscrição do orientador e de um aluno dos projetos selecionados.

15.  Ao final do evento, haverá a publicação em formato eletrônico dos resumos dos projetos em Anais da Mostra pela Editora do IFRN.

16.  A Organização da Mostra Tecnológica do IFRN se reserva no direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras acima.

Acesse:

Ficha de Inscrição