Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Currais Novos

Integrantes do Colégio de Dirigentes conhecem o Centro de Tecnologia do Queijo

Em reunião, foi debatido aproveitamento energético, carreira de servidores e distribuição de recursos

Publicada em 13/11/2018 Atualizada há 11 meses, 3 semanas

Reunião aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro

O Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir), presidido pelo reitor Wyllys Farkatt Tabosa, reuniu-se nesta segunda e terça-feira, 12 e 13 de novembro, no Campus Currais Novos da Instituição. Os principais temas debatidos foram aproveitamento energético dos campi, capacitação e acompanhamento da carreira dos técnicos administrativos em educação. 

Além dos debates, os gestores conheceram o Centro de Tecnologia do Queijo, espaço de produção de derivados de leite e de pesquisa para os cursos Técnicos em Alimento e para a Licenciatura em Química. O Centro tem uma produção semanal de mil litros de leite, revertidos em queijos, iogurtes e doce. Os itens são utilizados na merenda escolar e distribuídos em outros campi do Instituto, escolas públicas da região e associações. "Nosso objetivo é implantar uma incubadora de empresas para que o Centro também se reverta em renda para a região. O potencial é de produção de cinco mil litros de leite por semana", explicou o diretor-geral do Campus, Andreilson Oliveira.

PAUTAS

Sobre o aproveitamento energético, o engenheiro eletricista Franclin Róbias expôs uma avaliação sobre o consumo e produção de energia elétrica pelos campi através das usinas fotovoltaicas (energia solar). No primeiro semestre de 2018, as usinas instaladas em todas as unidades da Instituição (campi e Reitoria) produziram 1.555.167 (Kwh), 27% do que é consumido de energia elétrica, com redução de despesa de R$ 606.515,18. Os gestores encaminharam a criação de uma comissão multidisciplinar, a nível de campus e de Instituição, para estabelecer estratégias para ampliar o aproveitamento energético no âmbito do IFRN. "Um dos caminhos em que estamos apostando é na pesquisa. O Campus João Câmara, com parcerias com empresas de energia, poderá nos trazer outras opções de produção a partir das eólicas", destacou o reitor Wyllys Farkatt Tabosa.

Quanto aos servidores, representando a Diretoria de Gestão de Pessoas, Cíntia Costa apresentou os resultados das discussões de um Grupo de Trabalho sobre a política de capacitação do IFRN. A proposta é que se faça, de maneira mais detalhada, avaliação sobre o nível de qualificação/capacitação de servidores e o levantamento das áreas mais deficientes, com a pesquisa de interesse de cursos por parte dos servidores paralela às necessidades da Instituição. 

Também sobre servidores, a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Cargos, Carreira dos Servidores Técnicos-Administrativos em Educação (CIS-PCCTAE). Os integrantes da Comissão falaram sobre as suas atribuições dentro da Instituição e se comprometeram a trabalhar para ampliar ainda mais os papéis de acompanhamento, fiscalização e supervisão da carreira dos servidores. "Nosso papel não é apenas analisar processos. Nesse sentido a gente agradece muito o espaço criado no IFRN, com o reconhecimento do grupo e a eleição direta de seus integrantes por parte dos seus pares", comentou um dos servidores da CIS, Tonny Medeiros.

Para finalizar a reunião, as Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e de Administração retomaram a discussão sobre a divisão de recursos entre os campi. A discussão tomou como base o trabalho de uma comissão formada por diretores gerais e de administração. Em fase final de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 (PDI), os campi darão início à elaboração do Plano de Ação para 2019. "Independentemente das estratégias que adotarmos, estamos dando passos para alcançarmos nosso propósito: diminuir a evasão e aumentar a taxa de sucesso dos nossos estudantes", finalizou o reitor do IFRN.