Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus tem mais uma especialista

Um novo olhar sobre as questões ambientais no Campus

Publicada em 14/07/2010 Atualizada há 1 ano, 8 meses

Na manhã desta terça-feira, 13, a aluna Luciana de Castro Medeiros fez a defesa de sua monografia no curso de especialização em PROEJA. Com o tema “Percepção ambiental dos estudantes do curso técnico em alimentos do PROEJA no IFRN – Campus Currais Novos”, o trabalho de pesquisa, realizado com estudantes que estão cursando o 4º período, procurou mostrar qual a compreensão destes da relação entre homem e meio ambiente, como eles administram as questões ambientais em suas atividades diárias, como estudantes, como cidadãos e, principalmente, como profissionais dentro das empresas de alimentos.

A pesquisa faz uma crítica à falta de interdisciplinaridade das disciplinas técnicas e traz uma sugestão de mudança da grade curricular. Nesse ponto, Luciana mostra-se especialmente preocupada com o fato da disciplina de Gestão Ambiental ser trabalhada apenas no último período do curso. “É uma coisa preocupante, já que os conhecimentos adquiridos [nas disciplinas técnicas] não são elencados como parte ambiental”, diz a pesquisadora. Contudo, “os alunos demonstraram ter conhecimentos intuitivos adquiridos pela vivência, pela cultura, pelo senso comum”, completa.

Questionada sobre sua visão do que é a especialização em PROEJA, Luciana fala da estranheza do tema no início do curso, “um ‘mundo’ novo e desconhecido”. Ressaltando que, “durante o curso aprendi sobre este e outros universos na área de educação. As discussões em sala de aula foram muito proveitosas”.

Orientado pelo Prof. DSc. Wyllys Farkatt, o trabalho de conclusão do curso de especialização foi avaliado pelas Profª. MSc. Maria Luiza de Medeiros Galvão e a Profª. DSc. Soraneide Soares Dantas, que consideraram necessárias mudanças em alguns pontos, mas na avaliação final conferiram nota máxima ao trabalho. Sugeriram ainda que a pesquisa fosse apresentada à direção e aos demais campi, para que as mudanças possam ser discutidas e, eventualmente, implantadas.