Campus seleciona estagiários para projeto de piscicultura

Inscrição de 21 a 23 de junho

Publicada em 18/06/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Encontrar alternativas que fomentem o desenvolvimento de atividades didáticas autossustentáveis é sempre um desafio.  Na busca por autonomia, surgem idéias que fortalecem o trabalho e trazem novos olhares ao ensino no IFRN. Assim aconteceu com a implantação dos tanques de peixes há dois anos no Campus Currais Novos, que forneceu, em 2009, cerca de meia tonelada de pescado. Parte dessa produção foi beneficiada em atividades de ensino nos laboratórios do campus com a fabricação de filés, almôndegas e linguiças.

Diante do sucesso da experiência em 2009, o Campus Currais Novos, juntamente com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN – lança Edital para seleção de estagiários para desenvolverem estudos e atividades na área de piscicultura em 2010.

O Projeto Especial de Desenvolvimento de Estudos e Atividades na Área de Piscicultura será desenvolvido neste campus a partir de julho, com o povoamento dos tanques. A criação de peixes em viveiros objetiva utilizar o espaço físico existente de maneira correta e viabilizar estudos e projetos na área de processamento de pescado.

Coordenando o projeto estão: a coordenadora geral, Professora Odisséia Gaspareto; a coordenadora da área de processamento, Professora Solane Rocha; e, como coordenadora de controle de qualidade de água, a Técnica em Meio Ambiente Luciana Medeiros.

Serão selecionados dois estagiários que colaborarão com o projeto durante doze meses, sendo um na área de processamento de pescado e outro na área de análise de água dos viveiros. O valor mensal da bolsa é de R$ 300,00 (trezentos reais), iniciando suas atividades em julho de 2010.

A inscrição dos interessados acontece de 21 a 23/06/2010, na Coordenação de Pesquisa e Inovação ou com a professora Solane Alves Santos Rocha. O processo será feito através de uma prova escrita no dia 24/06/2010, às 18h, no Audiovisual. No ato da inscrição, a Coordenação de Pesquisa disponibilizará, em meio eletrônico (internet ou pen-drive), o material para estudo.

Os interessados devem:

• Ser aluno regularmente matriculado no Curso Técnico em Alimentos a partir do 2° ano, ou a partir do 2° semestre, no caso da modalidade Subsequente;
  • Ter coeficiente escolar acima da média e não apresentar mais de uma reprovação;
  • Não possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de outro tipo de bolsa do IFRN ou de qualquer outra Instituição;
  • Dedicar-se integralmente às atividades do estágio;
  • Possuir apenas uma matrícula em Instituição de ensino; e
  • Obter aproveitamento igual ou superior a 50% na avaliação.

Para baixar o Edital na íntegra clique aqui.