Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

Campus recebe Prefeito de Currais Novos e Parlamentares dos poderes Municipal e Estadual

Na ocasião foi apresentado a situação do Campus após o bloqueio realizado pelo governo e a previsão orçamentária para 2020 e solicitadas demandas em prol dos estudantes.

Publicada em 20/09/2019 Atualizada há 1 ano

No último dia 19 de setembro de 2020, o Campus Currais Novos recebeu a visita do Deputado Estadual Francisco do PT, Presidente da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa em Defesa dos Institutos Federais e Universidades Públicas, o prefeito da cidade de Currais Novos Odon Júnior e os vereadores municipais professor Rady, Zefinha Moura e Tércia Lêda.

O Diretor Geral, Professor Andreilson Oliveira, apresentou uma explanação do prejuízo causado pelo bloqueio realizado pelo governo e apresentou a proposta de lei orçamentária para 2020 que na prática já bloqueia 40% do recurso das Instituições, pois ficará a critério da Câmara dos deputados e Senadores a liberação ou não dos recursos bloqueados. O Diretor afirmou temer que nos próximos anos, continuando o bloqueio como vem sendo executado, afirmando que “não conseguiremos manter a qualidade da educação ofertada”.

Além da apresentação orçamentária do campus Currais Novos, o professor Andreilson realizações algumas solicitações ao Deputado Francisco do PT e ao prefeito de Currais Novos para que ambos pudessem encaminhar junto ao Governo do Estado a implantação de uma barreira física na curva acentuada que dá acesso ao campus, com a finalidade de evitar novos acidentes e a remoção de lombada da frente da escola realocando-as para outros pontos da via que trariam mais segurança para os pedestres e para os motoristas, esse último pedido já foi assegurado pelo prefeito  Odon Júnior que seria providenciado de forma mais imediata.

Aproveitando do encontro entre os poderes o Professor Andreilson, representando os estudantes e o Grêmio estudantil, solicitou aos vereadores e ao prefeito esforços no atendimento de viabilizar possibilidades para os estudantes se deslocarem para as instituições do IFRN e da UFRN em horários diferentes dos que já são atendidos atualmente por transporte particular, uma vez que, as instituições são afastadas do centro da cidade.

As sugestões apresentadas nessa linha foram de destinar um veículo público coletivo “circular”, com um preço mais barato para os estudantes da forma que ocorre em Natal e que se deslocassem para a realização de suas atividades nas instituições ou que fosse vista a possibilidade de um atendimento diferenciado aos estudantes pelos moto taxistas.

Todos os presentes se prestaram solidários ao solicitado e prometeram se empenhar para a concretização de projetos como esse que atendesse, inclusive, não só aos estudantes do Campus Currais Novos do IFRN e UFRN mas de toda a região.

Após as discussões no Campus as lideranças foram prestigiar o evento organizado pela Assebléia Legislativa e visitaram o stand dos alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas