Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CURSOS PRONATEC

Câmpus realiza encontro sobre o Pronatec

Coordenação local do Pronatec e representantes das prefeituras discutiram os procedimentos de inscrição para o Programa

Publicada em 25/03/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Câmpus Currais Novos promoveu um encontro com os demandantes da Região do Seridó sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A reunião aconteceu no câmpus, na última quinta-feira (21). O coordenador adjunto do Programa no Câmpus, Andreilson da Silva e o diretor geral, Rady Dias explicaram aos demandantes as ações previstas e as inscrições do Pronatec na região e como será a atuação do câmpus na ação referente ao Bolsa-Formação.

Segundo o professor Andreilson Oliveira, as vagas dos cursos ofertados serão preenchidas pelos demandantes que são as prefeituras por meio de seus representantes nas Secretarias Municipais de Educação que devem ser habilitados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para operar o Sistema Nacional de Educação Profissional e Tecnológica – SISTEC/MEC, sistema de gestão da Bolsa-Formação do Pronatec e para 2013 também há vagas pactuadas para o Governo do Estado por meio de sua Secretaria de Educação.

Participaram do encontro representantes das Secretarias de Assistência Social das prefeituras da região, da 9ª DIRED (Secretaria Estadual de Educação) e da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), das prefeituras de Currais Novos, Cerro Corá, Acari, Parelhas, São Vicente, Equador, Florânia, Jardim do Seridó, Lagoa Nova Carnaúba dos Dantas e Bodó, mais a representação da SETHAS e da 9ª DIRED.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e implementado no mesmo ano no IFRN. O objetivo é de ampliar e diversificar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os cursos são gratuitos e presenciais  nos Campi do IFRN, dando direito ao aluno de receber a Bolsa-Formação Estudante e Trabalhador, referente a despesas de material didático, fardamento, alimentação e transporte.