Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

jovem Potiguar

Campus Currais Novos realiza Cerimônia de Certificação de turmas do Programa Jovem Potiguar

o IFRN promoveu a Cerimônia de Certificação das turmas do Programa Jovem Potiguar. O evento, realizado no auditório do campus, reuniu estudantes, professores e familiares em um momento de celebração pela conclusão da etapa formativa

Publicada por Raimundo Fidelis em 22/08/2025 Atualizada em 22 de Agosto de 2025 às 16:23

Na última quarta-feira (19), o Campus Currais Novos do IFRN promoveu a Cerimônia de Certificação das turmas do Programa Jovem Potiguar. O evento, realizado no auditório do campus, reuniu estudantes, professores e familiares em um momento de celebração pela conclusão da etapa formativa.

A solenidade contou com a presença de autoridades e representantes institucionais, entre eles:

O diretor-geral em exercício do Campus Currais Novos do IFRN, Fransuelio Medeiros Rocha de Araújo;

A coordenadora adjunta local do Programa Jovem Potiguar, Madja Cristhellen Gomes de Araújo Chaves;

O representante da Subsecretaria da Juventude do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Emídio Dantas Júnior;

A coordenadora de Extensão do Campus Currais Novos, Joelma Tito da Silva.

No Campus Currais Novos, o Programa ofertou cursos de Auxiliar de Cozinha, Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local e Montador e Reparador de Computadores, distribuídos em dois ciclos, com um total de 180 vagas. Ao todo, 176 estudantes foram matriculados e 98 concluíram a formação.

O Programa Jovem Potiguar é uma parceria entre o IFRN, o Ministério do Trabalho e do Emprego e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). No total, a iniciativa deve atender 1.500 jovens potiguares. No primeiro ciclo, estão sendo disponibilizadas 690 vagas em todos os campi do IFRN.

Voltado para jovens de 16 a 29 anos (com exceção de cursos que exijam maioridade), o projeto busca ir além da qualificação técnica e profissional, estimulando também a formação cidadã e a construção de projetos de vida criativa. A proposta está alinhada ao Programa Manuel Querino, que defende a qualificação social e profissional como instrumento de inserção, permanência e fortalecimento da juventude no mundo do trabalho.

Palavras-chave:
cerimonia Cursos Jovem Portiguar ifrn