Mulheres Mil
Campus Currais Novos realiza aula de produção de sabonete líquido e sabão com turma do mulheres mil
As alunas utilizaram óleo vegetal para fabricação dos produtos.
Publicada em 26/09/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:34

No dia 05 de setembro (terça), as alunas do projeto mulheres mil, no campus de Currais Novos, tiveram uma aula diferente sobre produção de sabonete líquido e sabão. A aula interdisciplinar envolvendo química, português e matemática, contou com a colaboração dos professores Gutto Freitas, Sadart Vieira e Jonaldo Medeiros.
A produção aconteceu no laboratório de química geral com o professor Gutto, lá as mulheres receberam a aula teórica sobre o assunto, juntamente com um roteiro exposto em quadro, podendo aplicar o que aprenderam em prática. A aula foi dividida em teoria e duas produções de sabão. Algumas alunas nunca se imaginaram em laboratório e ficaram empolgadas com a oportunidade de realizar as análises. Outras ressaltam a importância da aula prática como a aluna Adeilza Vitória que atestou “A aula no laboratório de química foi muito proveitosa, tivemos a oportunidade de conhecer as boas práticas que temos que seguir no laboratório para a segurança de todos e também conhecemos as vidrarias e o nome dos equipamentos usados. Foi muito importante colocar em prática toda a teoria que nos foi apresentada em sala”.
Na disciplina de matemática o professor Jonaldo Medeiros apresentou uma aula sobre cálculos de despesas para produção de sabonete e sabão bem como calcular seu percentual de lucro. A aula contou com a descrição de todos os materiais utilizados e avaliou-se a viabilidade de produção dos produtos em questão. Esta foi uma aula importante não só para este momento em particular como também para a vida de algumas que já trabalham com vendas de artesanato. A aluna Cristiane Dantas de 37 anos conta que “Na questão de venda, tenho que saber o valor de gastos dos produtos para especificar o preço final do produto à venda. E nos lucros tenho que retirar do valor total que foi vendido o meu lucro fora o que é investimento. Nas compras de material, estes têm que ser de qualidade e com preço acessível. Tudo isso nos foi ensinado e eu levo para minha vida pessoal no artesanato”.
Na disciplina de língua portuguesa o professor Sadart fez um momento de contar suas experiências, as alunas tiveram que redigir uma redação simples sobre a aula de fabricação contando suas impressões e momentos e estimulando assim a leitura e a produção de texto que é de grande importância na vida social com isto houve o desenvolvimento da escrita e da aprendizagem das alunas.
- Palavras-chave:
- ensino