Aulas de inglês ganham reforço dos recursos audiovisuais

Produção de vídeos podem dar início a projeto de webtv para o Campus

Publicada em 14/02/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Inovar. Eis uma tarefa difícil para o professor na hora da aula. Buscar novos meios, técnicas e até mesmo o suporte dos veículos midiáticos vem se tornando atividade cada vez mais comum entre os mestres deste novo tempo.

Agregando dinamismo, praticidade e um novo olhar sobre os conteúdos, os recursos audiovisuais são os preferidos nesta nova perspectiva de ensino.

Pensando assim, o professor Francisco Filho tem incentivado seus alunos a produzirem vídeos para incrementar as aulas de Língua Inglesa, com temáticas e narrativas no mesmo idioma. A ideia para produção dos vídeos surgiu em 2010. Na época “os alunos produziram vídeo clipes de músicas em inglês com suas respectivas letras e traduções... trabalhando, assim, o uso de novas tecnologias e o vocabulário de língua inglesa”, lembra o professor.

Este ano, o trabalho contou com a parceria do professor de Geografia, Bruno Philip, que trabalhava, paralelamente, o uso de novas tecnologias na educação. Os alunos tiveram que fazer um pequeno relato de como a produção dos vídeos contribuiu neste processo.

Contudo, teve direcionamento dos próprios alunos que sugeriram que as produções fossem além da tradução das letras das músicas. Quiseram eles mesmos produzir seus vídeos, que fossem considerados curtas, com temáticas abertas, dublagens, apresentações de pesquisas sobre ritmos musicais e bandas, mas totalmente apresentados na língua inglesa.

As produções tiveram como resultado um dia de apresentações dos vídeos para toda escola e, também, algumas apresentações na última reunião com os pais, onde estes puderam conferir um pouco do trabalho realizado por seus filhos.

Numa avaliação geral dos trabalhos, o professor Francisco comenta que, a partir da proposta, “foi possível integrar a disciplina de língua inglesa a outras disciplinas e, sobretudo, despertar no aluno o interesse pelo uso de novas tecnologias na educação, tais quais câmeras de vídeo, programas de edição de imagens, uso de efeitos visuais e sonoros, entre outros. Além de utilizar a língua inglesa em um contexto lúdico e de forma a proporcionar um momento de descontração entre as turmas envolvidas nos trabalhos”.

Quanto às possibilidades que podem surgir destas produções, vislumbrou-se uma parceria com emissora de TV da cidade, com a proposta de apresentar um projeto de uma webtv para o IFRN – Campus Currais Novos. A proposta foi lançada logo após a reunião de pais e mestres, por Ana Paula, que é mãe de um aluno e trabalha na emissora.

O próximo passo será uma reunião entre Campus e emissora para estudar o projeto e tentar implantá-lo, em princípio, como projeto de extensão.