Aula inaugural deu início às atividades
Ao todo, cem mulheres serão capacitadas
Publicada em 22/04/2012 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Implantado em 2007 como projeto-modelo em 13 estados das regiões norte e nordeste do país, o Programa Mulheres Mil já beneficiou cerca de 1200 mulheres com cursos profissionalizantes em áreas como turismo e hospitalidade, gastronomia, artesanato, confecção e processamento de alimentos. A meta do Programa é formar 100 mil mulheres até 2014 e, dentro desta meta, houve a expansão atingindo comunidades em todo o Brasil.
Nessa perspectiva o Campus Currais Novos fará a capacitação de 100 mulheres da zona rural e urbana, com o objetivo de estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade, ofertando os cursos de Processamento de frutas-doces e de Manipulador de Alimentos, melhorando a qualidade de vida destas mulheres.
O programa teve início ainda em 2011 e, de lá para cá, desenvolveu-se o planejamento das atividades, capacitação da coordenação local, visita às comunidades rurais e inscrição das mulheres participantes.
Realizada na última sexta-feira (13), a aula inaugural do programa, no âmbito do Campus Currais Novos, reuniu as cursistas inscritas no Mulheres Mil, reitor, pró-reitor de extensão, direção geral e toda equipe do campus envolvida na realização do projeto, dando o pontapé às atividades que se estenderão pelos próximos seis meses.
Serão beneficiadas mulheres das comunidades do Totoró, Miradouro, Boa Esperança, Bom Descanso, Quandú, Namorados, Trangola, Alagoinha, Serrote do Melo, Negros do Riacho e dos Bairros Valfredo Galvão e Promorá.
Para a professora Odisséia Gaspareto, Coordenadora Local, o Programa Mulheres Mil “vem com a intenção de ajudar às mulheres que talvez não tenham tido uma oportunidade, ou que a tenham deixado passar, pois estavam ajudando alguém, fazendo um trabalho em casa, auxiliando o marido, auxiliando os filhos”. Já o professor Rady Medeiros, Diretor Geral do Campus Currais Novos, encara este momento como “uma oportunidade de resgatar um pouco da dívida social com o pessoal da zona rural”, principalmente com as mulheres, devido estas “terem menos oportunidades de participar dos bens e serviços que o Estado oferece”.
O professor Belchior de Oliveira Rocha, Reitor do IFRN, fez a abertura oficial do evento e destacou a importância da persistência de cada um diante das dificuldades para conquistar seus sonhos, independente de idade. Segundo ele, “a mulher é a transformadora de sua família”.
Na oportunidade, reitor e equipe fez ainda a entrega do fardamento e material escolar às cursistas. O encerramento das atividades foi marcado pelo registro fotográfico da primeira turma do Programa Mulheres Mil do Campus Currais Novos do IFRN.
Veja fotos da aula inaugural e de outras atividades já realizadas pelo programa.