Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERDISCIPLINARIDADE

Atividade promove interdisciplinaridade entre Química e Língua Inglesa

Os estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFRN Campus Currais Novos ministraram sessões de aulas de Química com conteúdos para o Ensino Médio na disciplina de Inglês Técnico

Publicada em 25/11/2019 Atualizada há 1 ano, 7 meses

Os estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFRN Campus Currais Novos ministraram dias 11,12,18 e 19 de novembro sessões de aulas de Química com conteúdos para o Ensino Médio na disciplina de Inglês Técnico, ministrada pela professora Cristiane de Brito Cruz. Na aula os alunos promoveram a interdisciplinaridade de conteúdos de química com língua inglesa. 

A docente idealizou esta atividade com o objetivo de que os alunos pesquisassem conteúdos de química em língua inglesa e, durante a aula, descrevessem como um professor de inglês poderia trabalhar este conteúdo de química em suas aulas. A proposta era de que esta atividade fosse uma simulação de uma aula nos moldes das bancas de concurso para docentes que acontecem em algumas instituições públicas, como o IFRN, por exemplo. Cada estudante teve um horário de aula para explanar o conteúdo rapidamente, passar uma atividade e explicar como um professor de língua inglesa poderia trabalhar este mesmo material em suas aulas. 

A banca avaliadora foi composta pelos servidores do IFRN Lívia Silva; Pio Antas e Daniela Terto (Docentes), Graça Sousa (Pedagoga), Arivonaldo Silva (Técnico de Laboratório), Isandra França (Coordenadora de Extensão), Iranaldo Leite (Técnico de Laboratório),  Ana Catarina Lima, (Psicopedagoga) e pelo professor da área de química, Antônio Marcos Rodrigues da Escola Estadual Cap. Mor Galvão da cidade de Currais Novos. Os alunos foram avaliados pelo domínio de conteúdo, relação do conteúdo com a língua inglesa e postura profissional, dentre outros itens. Após ministrar a aula os estudantes ouviram da banca a avaliação e sugestões para futuras avaliações em bancas. 

Segundo Isandra França este tipo de atividade “é muito interessante e contribui muito com o desenvolvimento dos alunos. É um desafio juntar duas disciplinas tão diferentes”. 

A servidora Graça comentou que “A iniciativa é inovadora e traz muitos benefícios para a prática docente dos futuros professores de química”. 

A aluna Kelly Medeiros, do 7º período, comentou que “Foi um momento ímpar, pois tivemos nossa primeira experiência com o planejamento de uma aula interdisciplinar e deixamos para trás o achismo de que uma aula assim só poderia acontecer com química e física.” 

O estudante Filipe de Souza colocou que “Promover a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para formação do indivíduo enquanto cidadão e construtor do conhecimento científico. Interconectar o inglês e a química é possibilitar aos discentes a universalização do conhecimento, quebrando as barreiras e paradigmas do acesso a informações."