Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Direção-Geral

Andreilson Oliveira é nomeado Diretor-geral Pro tempore do Campus Currais Novos

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente

Publicada em 24/04/2020 Atualizada há 12 meses

Prof. Andreilson Oliveira

Diretor-Geral do Campus Currais Novos do IFRN desde 2016, Andreilson Oliveira da Silva, foi reconduzido ao cargo de Diretor-Geral Pro tempore nesta quinta-feira (23), através da portaria 666/2020 assinada pelo professor Josué Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Mesmo tendo sido eleita com mais de 90,00% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no mês de dezembro de 2019, Andreilson Oliveira foi nomeado para um mandato temporário, denominado Pro Tempore. "mesmo diante de um cenário diferente do apontado para a nomeação do Dirigente Máximo da Instituição assumo para mais um mandato representando o IFRN Campus Currais Novos, com a expectativa da consolidação de um trabalho realizado no primeiro mandado sempre pautado no que é melhor para a comunidade acadêmica respeitando os preceitos legais, levando a instituição para se manter no topo das melhores instituições de educação do País,  os desafios são grandes mas a vontade de lutar por um campus ainda melhor é maior", declarou Andreilson Oliveira da Silva.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) de Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Prof. Andreilson Oliveira da Silva para Diretor-Geral do Campus Currais Novos.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como Pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

 Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. "Iremos comemorar com toda a comunidade, tão logo a nossa democracia institucional seja restabelecida e o Reitor Prof. Arnóbio tome posse dando a posse aos Diretores-Gerais pelo período de 2020-2024", destacou o Prof. Andreilson Olivera.

 

Sobre Andreilson Oliveira da Silva

Andreilson Oliveira da Silva é licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Mestre em Ensino da Matemática pela UFPB e Especialista em docência para o Ensino Médio pela UnP. Além disso está em vias de conclusão da Especialização Educação Profissional Tecnológica pelo IFRN. Professor no ensino básico desde o ano de 2000, ingressou no IFRN em abril de 2010, como servidor docente do Campus Currais Novos, onde atuou em vários cargos de gestão e comissão: Coordenador de Apoio Acadêmico, Coordenador de Extensão, Coordenador Adjunto do PRONATEC, Diretor Acadêmico e Diretor-Geral. Sempre atuou no Campus Currais Novos com o intuito de fazer a instituição crescer e as cidades circunvizinhas acompanharem esse desenvolvimento estreitando o diálogo entre a instituição e as comunidades da região do Seridó Oriental, trabalhando para manter uma educação laica, gratuita e socialmente referenciada do Projeto Político Pedagógico do IFRN, voltado a uma formação integral para todos os estudantes.

Em 2018, o Professor Andreilson passou a fazer parte do Conselho Superior da Instituição por dois anos, tendo sido reconduzido ao conselho por mais 02 anos.

Consulte aqui o plano de trabalho do Prof. Andreilson Oliveira da Silva.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas