Alunos recebem merenda escolar

Cerca de 530 estudantes são atendidos diariamente

Publicada em 27/04/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Desde o início de abril o Campus Currais Novos vem distribuindo merenda aos alunos. A atividade é parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que garante a distribuição de merenda para alunos da educação básica de escolas públicas e filantrópicas.

No IFRN, o programa vem sendo implementado em alguns campi. Inicialmente nos Campi Natal – Central, Natal – Zona Norte e Currais Novos, sendo gerenciado pela Coordenação de Atividades Estudantis, com acompanhamento direto da nutricionista do Campus.

Segundo a nutricionista Flávia Roberta são distribuídos, no Campus Currais Novos, em média, 220 kg de alimentos por dia, nos três turnos de aula, atendendo cerca de 530 alunos. Destinado aos alunos dos cursos integrados, incluindo a modalidade EJA, o cardápio variado é composto por frutas, bebida láctea, pães e biscoitos, de acordo com os padrões do Programa, atendendo às necessidades nutricionais diárias dos alunos enquanto eles permanecem na sala de aula.

A merenda distribuída traz vários benefícios aos alunos, como uma mudança nos hábitos alimentares, melhoria no rendimento escolar ou mesmo ajudando-os na economia do que pagariam pelo lanche. “Nós estamos nos alimentando bem melhor, além disso, tem a questão financeira: já não gastamos tanto com lanche”, comenta Leandro Ícaro, aluno do 4º ano de alimentos.

A Pedagoga e Coordenadora de Atividades Estudantis, Rejane Gomes, acredita “que esse programa vem garantir ao alunado uma formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo”.

A distribuição é feita nos intervalos maiores nas dependências da lanchonete da usina-escola e realizada com a ajuda de terceirizados e bolsistas, além dos servidores da Coordenação de Atividades Estudantis.