Alunos do campus fazem história

Mais uma equipe é classificada para etapa final em Campinas/SP

Publicada em 25/09/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Pelo segundo ano consecutivo o Campus Currais Novos chega à etapa final na Olimpíada Nacional em História do Brasil. Ao todo, oito equipes se inscreveram para ONHB. Três delas chegaram à última fase on line, das quais apenas uma chegou à etapa final presencial que acontecerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos dias 15 e 16 de outubro.

A equipe Versus The World, classificada para a final, formada pelos alunos Felipe Matheus Costa Silva, Fernando Carlos dos Santos Silva Filho e Eli Edson Cabral de Lima Júnior, foi orientada pela professora de História do campus, Joycimara Rodrigues, que também acompanhará os alunos à Campinas.

As atividades propostas eram trabalhadas pelas equipes e respondidas on line nas cinco primeiras fases da olimpíada. “As equipes se esforçaram para responder as questões propostas, lendo os documentos solicitados e debatendo as questões”, explica a professora.

Este ano a organização da 3ª ONHB não divulgou o ranking nem a nota das equipes, informando apenas que a nota de corte para as 300 equipes finalistas foi 760,7457.

A fase final, presencial, que consta de uma prova dissertativa parcialmente baseada no capítulo 2 do livro "Sobrados e Mucambos" de Gilberto Freyre que, para Joycimara “é uma leitura fundamental para o entendimento da historiografia nacional, e sem dúvida será muito importante para o enriquecimento histórico da equipe”.

Alunos e professora estão ansiosos pela fase final e, mesmo sabendo que terão fortes adversários, não desanimam. “Será uma disputa difícil, pois teremos ótimas equipes participando, representantes de todo o país, mas estamos confiantes em conseguir uma boa colocação para o IFRN”, acrescenta a historiadora.