Água

Alunos da UFRN conhecem o projeto "Água e Sustentabilidade"

Aula de campo proporcionou aos alunos visitantes conhecerem todo o processo de captação, tratamento e reuso da água

Publicada em 23/09/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na tarde desta quarta-feira (23), alunos da disciplina Gestão Ambiental do curso de Administração da UFRN/CERES/Currais Novos, ministrada pela professora Karla Cruz, estiveram presentes no IFRN Campus Currais Novos para conhecer com mais detalhes o projeto "Água e Sustentabilidade" que trata do manejo da água do Campus Currais Novos do IFRN.

A visita que se transformou em aula de campo foi coordenada pelo diretor-geral, Rady Dias, e também pelo Coordenador de Serviços Gerais e Manutenção, Edson Artéfio, que explicaram aos alunos visitantes todo o processo de captação, tratamento e reuso da água.

Segundo Rady Dias, diante da localização, em região semiárida, desde a implantação do Campus, que é um dos mais arborizados do Instituto e da região Seridó, a direção-geral teve preocupação em planejar o manejo sustentável da água por meio de construção de cisternas para armazenamento de águas pluviais e perfuração de poços para captação de água no subsolo.

De acordo com o diretor-geral, garantida a demanda de água, o campus por meio dos servidores pensaram na implantação de um ciclo sustentável da água que inicia na captação, passa pelo dessalinizador que encaminha a água potável para o consumo do Instituto e o rejeito vai para uma lagoa de estabilização onde são criados peixes tilápia que servem tanto para consumo no campus por meio da merenda dos alunos como objeto de estudo nos cursos de nível médio e superior em Alimentos.

Para completar o ciclo, o professor Rady Dias observou que os efluentes provenientes do uso da água são encaminhados para uma estação de tratamento cujo produto final é utilizado para irrigar uma plantação de maracujá que também serve para consumo interno por meio de sucos para a merenda bem como objeto de estudo no curso de Alimentos que analisa a composição fisico-química além de beneficiar a polpa transformando em bebida láctea, geleias entre outros experimentos.

"Para esse ciclo acontecer demanda consumo de energia e para viabilizar energia e garantir desconto na conta, o campus conta também com uma pequena usina fotovoltaica (usina solar) que produz metade da energia consumida pelo campus inteiro, o que resulta em uma economia de 30% do valor pago pela energia consumida" destacou Rady Dias.

Essa experiência pautada pelo planejamento apoiado em estratégias de convivência com a seca vem repercutindo na região que enfrenta problemas com a seca do principal reservatório responsável pelo abastecimento da cidade, o açude Gargalheiras, localizado na cidade de Acari que também enfrenta crise hídrica.

De acordo com a Coordenação de Comunicação Social do Campus, visitas como essa feita pelos alunos da UFRN podem ser feitas por outras instituições mediante agendamento feito por meio de ofício endereçado à Direção-Geral do Campus Currais Novos. Mais informações podem ser sanadas por meio do telefone (84) 3412-2018 ou pelo email: comunicacao.cn@ifrn.edu.br

extensao
pesquisa