PROBASEMOLI

Aluno do Campus Currais Novos embarca rumo ao México para apresentar Projeto de Pesquisa

O aluno apresentará o projeto no Foro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, no período de 15 a 20/05/2016 na cidade de Juchitan de Zaragoza, no México.

Publicada em 13/05/2016 Atualizada há 12 meses

O aluno Paulo Eugênio, do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, orientado pelo Professor Leonardo Teixeira, teve seu projeto "Protótipo de um barco autossustentável com sistema embarcado para monitoramento de locais inóspitos e/ou de difícil acesso - PROBASEMOLI" aprovado para ser apresentado no Foro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, no período de 15 a 20/05/2016 na cidade de Juchitan de Zaragoza, no México.

O aluno recebeu apoio do IFRN Campus Currais Novos para a participação e apresentação do projeto no evento através do Programa de Apoio à Participação Estudantil em Eventos - PAPAE, coordenado pela  Assistência Social.

O aluno já recebeu várias premiações em diversos eventos científicos no país, tendo sido um dos selecionados para participar na Edinburgh International Science Festival na Escócia. Parabenizamos o aluno e o professor envolvido. Desejamos sucesso no México e estamos na torcida.

Conheça um pouco do Projeto:

A sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço atualmente, já que a preocupação com problemas e preservação ambientais são assuntos bastante comentados hoje em dia. Uma das formas de energia que vem sendo bastante utilizada é a energia solar.

A preocupação com a saúde e integridade física é um tema que sempre vem sendo discutido, pois tem relação como bem estar de cada indivíduo. Considerando essa realidade, este trabalho propõe uma união da sustentabilidade com essa preocupação com a saúde e integridade física do ser humano.

Pensando em uma maior segurança, conforto e comodidade para os profissionais da área de monitoramento de rios e lagos inóspitos, foi criado um protótipo de um barco autossustentável que se utiliza da energia solar para se deslocar, fazendo o monitoramento das regiões inóspitas e/ou de difícil acesso através de um streaming de vídeo em tempo real, além de coletar amostra da água para análise sem a intervenção humana.

O controle e monitoramento do protótipo são realizados através de uma placa de prototipagem open source arduino mega, que recebe as informações dos sensores e as retransmite para o computador, que por sua vez transmite os comandos para o arduino via wireless. O protótipo faz transmissão de vídeo em tempo real, assim como envia informações da temperatura, umidade, e temperatura da água. O barco conta também com um braço robótico que faz a coleta da água para análise e um rádio controle para emergência, caso o sinal wireless saia do alcance.

O protótipo do barco visa atender órgãos públicos e privados que desejam fazer o monitoramento de rios ou mangues, sem a necessidade direta da intervenção humana.

pesquisa