Aluno de Química é destaque em congresso de pesquisa e inovação

Luiz Fernando Pereira, aluno da Licenciatura em Química e orientando do professor Tito Matias, foi premiado em 2º lugar no VII CONNEPI

Publicada em 26/11/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Luiz Fernando

Com o projeto voltado para demonstrar a importância da leitura e compreensão de textos no aprendizado de Química, Luiz Fernando Pereira, aluno do 4º período do curso de Licenciatura em Química do IFRN - Câmpus Currais Novos, foi premiado em 2º lugar no VII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI, na categoria Linguística, Letras e Artes.

De acordo com Luiz Fernando, o projeto “A utilização das estratégias de leitura na interpretação das questões de Química do ENEM” consiste em mostrar a importância da leitura de textos no aprendizado de Química ao levar em consideração os aspectos cognitivos e interacionais envolvidos no processo de leitura e ao dar ênfase à importância dos conhecimentos linguístico, enciclopédico e interacional.

Para este trabalho, foram analisadas cem questões de química de dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Metodologicamente as questões foram separadas de acordo com os conhecimentos necessários para respondê-las. Observou-se na amostragem que 30 questões exigiram que o candidato possuísse, estritamente, conhecimentos de leitura para a sua resolução. Dessas, quatro foram coletadas para a amostra a título de exemplificação e análise.

Segundo o jovem pesquisador, foi observado que conhecimentos de estratégias de leitura são indispensáveis para um bom aprendizado da disciplina de Química, haja vista que pelo menos 30% das questões analisadas exigiam do participante tais conhecimentos e que a grande maioria das questões apresentou enunciados longos, assuntos contextualizados e palavras de linguagem científica.

“Estas características configuram-se em um entrave extraordinário para os não leitores, mesmo aqueles que possuem um bom conhecimento teórico. Assim, é de suma importância que a leitura seja incentivada para uma aprendizagem satisfatória de Química; deve-se incentivar a leitura de artigos e periódicos da área, bem como as aulas devem ser ministradas levando em consideração este importante recurso que o aluno tem à disposição, uma vez que existe a real necessidade de que o aluno tenha a capacidade de dissertar sobre o que aprendeu a fim de não se tornar um mero receptor de conhecimento, mas sim um produtor”, explicou Luiz Fernando.

Com isso, segundo o aluno premiado, os participantes do ENEM precisam desenvolver hábitos de leitura na área de Química, assim como estar a par de notícias globais. Sabendo que o referido exame preza em apresentar assuntos contextualizados e com grandes enunciados, a leitura é fundamental para que o participante não só esteja apto a ser aprovado, mas, principalmente, seja capaz de formar um cidadão consciente.

O trabalho conta com a orientação do Professor Tito Matias, que destacou a curiosidade, a iniciativa e o empenho do aluno na elaboração do projeto premiado. “Ao saber da seleção de bolsas de iniciação científica do PIBIC-IFRN, Luiz Fernando submeteu o projeto sobre a importância das estratégias de leitura na interpretação das questões de Química do ENEM e obteve sua aprovação. Desde então, tenho dado orientações para o desenvolvimento do trabalho. A minha contribuição se dá por meio de reuniões de orientação semanais de cunho acadêmico”, afirmou Tito Matias.

A premiação aconteceu no dia 21 de outubro de 2012, último dia do sétimo Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Luiz Fernando Pereira e os outros 23 premiados do Connepi receberam durante a solenidade de encerramento, tablets, HDs externos de 320 GB e pen drives de 16 GB. A organização do evento premiou os três primeiros colocados das oito grandes áreas do conhecimento, sendo que os alunos do IFRN tiveram oito trabalhos premiados em cinco áreas.

Histórico do CONNEPI

O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) almeja a troca de experiências e resultados de projetos entre professores, pesquisadores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com pesquisadores de instituições de ensino, pesquisa e extensão, empresas e indústrias, além de profissionais autônomos.

O CONNEPI tem periodicidade anual, sendo suas edições anteriores realizadas nos seguintes estados: I CONNEPI (2006) - Rio Grande do Norte (CEFET-RN); II CONNEPI (2007) - Paraíba (CEFET-PB); III CONNEPI (2008) - Ceará (CEFET-CE); IV CONNEPI (2009) - Pará (IFPA); V CONNEPI (2010) - Alagoas (IFAL); VI CONNEPI (2011) - Rio Grande do Norte (IFRN e IFS). Em 2012, o CONNEPI esteve em sua VII edição e foi realizado no estado do Tocantins (IFTO), no mês de outubro.

O evento contou com o apoio dos Institutos Federais das regiões norte e nordeste, os quais estão empenhados em difundi-lo, disponibilizando pesquisadores para o comitê científico e contribuindo com ações para êxito deste evento. A importância do CONNEPI para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede.

Confira aqui os trabalhos premiados do VII CONNEPI