Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Atividade

Turma do quarto ano de Informática realiza simulação empresarial na disciplina Gestão Organizacional.

Como resultado do projeto uma página de internet foi criada.

Publicada em 10/07/2019 Atualizada há 1 ano

No dia 28 de junho de 2019, a turma do quarto ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Ceará-Mirim concluiu o trabalho final da disciplina Gestão Organizacional, ministrada pela profa. Idelmárcia Dantas de Oliveira.

 

A ideia deste trabalho nasceu a partir da necessidade da COPEIN, coordenada pela profa. Valcinete Pepino de Macedo, em reunir os projetos de pesquisa, desenvolvidos no Campus, entre os anos 2017 e 2019.

 

A turma, então, aplicou os conteúdos estudados em sala de aula tanto para a organização da empresa, composta pelos 27 alunos da turma, quanto para a construção do produto: Site da COPEIN. Cada unidade de trabalho, Administração, Projetos, Design, Programação e Revisão, tinha um gerente, assim como funções e objetivos específicos. São eles:

·         Administração: gerenciar e definir as funções de cada unidade de trabalho da organização e auxiliar os membros das equipes na realização das tarefas;

·         Projetos: coletar e organizar os dados dos Projetos de Pesquisa entre 2017 e 2019;

·         Design: cuidar da criação e da modelagem visual da página web;

·       Programação: construir a página que iria reunir todas as informações coletadas e produzidas ao longo do projeto;

·         Revisão: revisar os relatórios de cada unidade e ainda elaborar, com base nos mesmos, um relatório final.

 

Para a construção do produto, a empresa construiu um plano operacional (lista de atividades, cronograma, previsão de recursos e análise de riscos), definiu a estrutura organizacional e o seu sistema de controle. Todas as atividades realizadas pelos membros da empresa, durantes os 30 dias de simulação, foram acompanhadas via software Trello.

 

Os alunos relataram que o fator mais importante para o sucesso do trabalho foi o engajamento coletivo já que essa atividade não foi proposta apenas para apresentação de um produto bem elaborado, mas enviesado para a determinação e execução dos processos de uma organização, consoante os ensinamentos administrativos. Outro fator a ser ressaltado foi o da aprendizagem, além do conhecimento técnico na área de Administração, mas também no aspecto humano ao ter que lidar com relações interpessoais enquanto organização coletiva. Por fim, o sentimento de gratidão é o que prevalece a todos que se empenharam para que este projeto tenha chegado ao seu término com uma trajetória bem-sucedida.

 

O site produzido pode ser acessado em: http://www.projetosifrncm.epizy.com/Projetos.html

​ 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas