Atividade

Turma do quarto ano de Informática realiza simulação empresarial na disciplina Gestão Organizacional.

Como resultado do projeto uma página de internet foi criada.

Publicada em 10/07/2019 Atualizada há 1 ano

No dia 28 de junho de 2019, a turma do quarto ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Ceará-Mirim concluiu o trabalho final da disciplina Gestão Organizacional, ministrada pela profa. Idelmárcia Dantas de Oliveira.

A ideia deste trabalho nasceu a partir da necessidade da COPEIN, coordenada pela profa. Valcinete Pepino de Macedo, em reunir os projetos de pesquisa, desenvolvidos no Campus, entre os anos 2017 e 2019.

A turma, então, aplicou os conteúdos estudados em sala de aula tanto para a organização da empresa, composta pelos 27 alunos da turma, quanto para a construção do produto: Site da COPEIN. Cada unidade de trabalho, Administração, Projetos, Design, Programação e Revisão, tinha um gerente, assim como funções e objetivos específicos. São eles:

·         Administração: gerenciar e definir as funções de cada unidade de trabalho da organização e auxiliar os membros das equipes na realização das tarefas;

·         Projetos: coletar e organizar os dados dos Projetos de Pesquisa entre 2017 e 2019;

·         Design: cuidar da criação e da modelagem visual da página web;

·       Programação: construir a página que iria reunir todas as informações coletadas e produzidas ao longo do projeto;

·         Revisão: revisar os relatórios de cada unidade e ainda elaborar, com base nos mesmos, um relatório final.

Para a construção do produto, a empresa construiu um plano operacional (lista de atividades, cronograma, previsão de recursos e análise de riscos), definiu a estrutura organizacional e o seu sistema de controle. Todas as atividades realizadas pelos membros da empresa, durantes os 30 dias de simulação, foram acompanhadas via software Trello.

Os alunos relataram que o fator mais importante para o sucesso do trabalho foi o engajamento coletivo já que essa atividade não foi proposta apenas para apresentação de um produto bem elaborado, mas enviesado para a determinação e execução dos processos de uma organização, consoante os ensinamentos administrativos. Outro fator a ser ressaltado foi o da aprendizagem, além do conhecimento técnico na área de Administração, mas também no aspecto humano ao ter que lidar com relações interpessoais enquanto organização coletiva. Por fim, o sentimento de gratidão é o que prevalece a todos que se empenharam para que este projeto tenha chegado ao seu término com uma trajetória bem-sucedida.

O site produzido pode ser acessado em: http://www.projetosifrncm.epizy.com/Projetos.html

extensao
pesquisa