Secitex 2025
Trabalhos do Campus Ceará-Mirim conquistam 1º lugar na Secitex 2025
Publicada por Bruno Arcanjo em 17/10/2025 ― Atualizada em 17 de Outubro de 2025 às 17:05

Dois trabalhos desenvolvidos no Campus Ceará-Mirim conquistaram o primeiro lugar em diferentes categorias da VII Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex 2025), que se encerrou nesta quinta-feira (16). O evento, considerado o maior encontro acadêmico-científico e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), reuniu estudantes, servidores e visitantes no Campus Natal-Zona Norte e no Partage Norte Shopping.
Na Mostra de Extensão, o projeto “Da sala de aula ao hospital: formação profissional por meio da extensão em engenharia clínica” foi o grande vencedor na categoria Meio Ambiente e Saúde. A iniciativa teve orientação dos professores Ângelo Emiliavaca e Severino Peixoto Nunes, com participação dos estudantes Brenda da Silva Félix, Mairi Alícia da Silva, Maria Vitória Barbosa Fidelis, Maria Luiza de Góis Barreto, Mateus Gabriel da Rocha Araújo e Taís Moura Figueiredo.
Já na Mostra Tecnológica, o primeiro lugar na categoria Engenharias foi conquistado pelo projeto “Desenvolvimento do SighGame, jogo lúdico voltado para reabilitação respiratória de crianças”, orientado pelos professores Ângelo Emiliavaca, Severino Peixoto Nunes Netto e André Freitas Barbosa. O grupo é formado pelos alunos Bruna de Araújo Rodrigues, Fernanda de Araújo Medeiros, Ornã Keivison Fernandes Câmara e Yasmim dos Santos Souza. Ganhar a categoria Engenharias credenciou o trabalho para a MILSET Brasil que acontecerá em maio de 2026 em Fortaleza/CE.

Com o tema “Cultura Oceânica”, a VII Secitex destacou a importância dos oceanos e da sustentabilidade ambiental, reforçando o compromisso do IFRN com o desenvolvimento científico e social. A identidade visual do evento, inspirada na Ponte de Igapó — um dos marcos da Zona Norte de Natal —, simboliza a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, pilares da instituição.
As conquistas reafirmam o protagonismo e o potencial dos estudantes e servidores do Campus Ceará-Mirim nas áreas da ciência, tecnologia e extensão, contribuindo para a formação cidadã e o avanço do conhecimento no Instituto.