EVENTO

Servidores da COAES do Campus Ceará-Mirim participam do Programa RN mais Saudável

Evento contou com a presença da Senhora Governadora Fátima Bezerra.

Publicada em 19/09/2019 Atualizada há 12 meses

À convite do Estado, servidores da COAES (Coordenação de Atividades Estudantis) participaram na manhã de ontem (18) do lançamento do Programa RN mais Saudável. Com a presença da Senhora Governadora Fátima Bezerra, o evento aconteceu  na Escola Estadual Atheneu, com o lançamento do comitê interinstitucional, assinatura dos termos de cooperação dos municípios, instituições de ensino e instituições parceiras, assinatura de cooperação técnica intersetorial com as Secretarias e órgãos estaduais e lançamentos das plataformas de comunicação do programa.

O Programa RN mais Saudável tem a finalidade de promover à Saúde e a Qualidade de Vida dos potiguares, através de estratégias intersetoriais de governo, parcerias e diálogos com os municípios e entidades da sociedade civil. O programa também está em sintonia com as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU visando articular e potencializar diversos projetos intersetoriais, já em execução nos vários territórios do estado. Este possui quatro eixos: I Cultura da Paz; II Estilo de Vida Saudáveis; III Ambientes Saudáveis; e, IV Fortalecimento das Políticas de Inclusão e Equidade.

Nosso Campus foi representado pelos profissionais Diogo Vale (Nutricionista / Coordenador da COAES), Erika Farias (Psicóloga), Gerliene Araújo (Dentista) e Raiana Oiveira (Serviço Social), que montaram Stand e mostraram ao público presente as ações desenvolvidas no Campus, dentre elas:

• GREEN LAB – HORTA COMUNITÁRIA: Construção de uma horta no campus integrando os diversos sujeitos de comunidade escolar com o intuito de promover saúde e qualidade de vida, além de possuir projetos derivados como “Da horta à xícara”, práticas culinárias, etc.
  • JORNADA IEFI: Jogo para adolescentes com desafios reais que visam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao cuidado da saúde física e mental. As atividades envolvem educação física, psicoeducação, educação alimentar e nutricional, socialização com a comunidade, planejamento e organização de vida.
  • HAPPY HOUR: Roda de Conversa com foco na atuação positiva sobre a relação entre saúde mental, autoestima (corpo) e alimentação.
  • PAPO ABERTO: Grupo formado com profissionais de diversas áreas para trabalhar temas relevantes do cotidiano e abordar as questões que mais afetam a saúde emocional dos discentes de forma lúdica e interativa (Ex: autoestima, bullying, frustrações, relações familiares, etc).

Os jogos desenvolvidos pelos nossos alunos do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, orientados pelos profissionais de saúde da COAES também estiveram presente, são eles:

• JOGO “ORAL HEALTH CARE”: Aborda os problemas bucais mais comuns na adolescência e estimula, de forma lúdica, a adoção de hábitos saudáveis para que sejam incorporados no dia-a-dia, prevenindo doenças e trazendo benefícios à saúde e melhor qualidade de vida ao longo do tempo.
  • JOGO “UM DIA COM CARLINHA”. Jogo desenvolvido em plataforma digital com objetivo de trabalhar práticas alimentares saudáveis com crianças. Carlinha é uma menina que precisa tomar decisões sobre alimentação ao longo do seu dia. O jogador ajudará com comida, consumo de água e atividade física.
  • JOGO “GAME GREEN – A REVOLUÇÃO DOS VEGETAIS”: O Game Green trata da questão da agroecologia, dos agrotóxicos e da alimentação saudável de forma dinâmica e com um enredo surpreendente.
  • JOGO “MARIA – UM DIA NA COZINHA”: O jogo está sendo desenvolvido com o objetivo de trabalhar as boas práticas na produção de refeições com merendeiras. Baseado nas recomendações da vigilância sanitária, o jogador precisa ajudar a personagem Maria a tomar decisões para produção segura de alimentos que serão servidos na escola.
extensao
pesquisa