Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA REDE FEDERAL

Publicação do IF Sul de Minas traz capítulos sobre o IFRN

Realizadas por nutricionistas do IFRN, ações são descritas em livro sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar

Publicada em 10/05/2022 Atualizada há 1 ano

Publicação traz dois capítulos sobre experiências do IFRN

Dentre as experiências inovadoras selecionadas para compor o livro “PNAE nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, uma ação sistêmica de Educação Alimentar e Nutricional realizada por um grupo de  nutricionistas do IFRN ganhou destaque. A publicação, editada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), é resultado do trabalho e experiência de diversos servidores da Rede Federal com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

No capítulo “Boas práticas na alimentação escolar: experiência do IFRN na formação de manipuladores de alimentos utilizando m-learning no contexto da COVID-19”, a equipe, formada por Diôgo Vale, Fernanda Bonini, Janekeyla Sousa, Eduarda Andrade e Thais Santos, explicita o momento histórico e sanitário em que essa estratégia de formação de manipuladores da alimentação escolar foi planejada; como foi a execução da sequência didática; e destaca as lições aprendidas com essas vivências. "O objetivo é que esse tipo de formação não seja isolada e sirva de inspiração para outras ações de educação alimentar e nutricional com diferentes sujeitos da comunidade escolar", diz Eduarda Andrade, da Assessoria de Assistência ao Estudante, setor da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis.

Relatos de experiências – Campus Ceará-Mirim

Também, integra o livro o capítulo “Educação Alimentar e Nutricional no IFRN Campus Ceará-Mirim: relatos de experiências dentro e fora de sala de aula”. Nessa experiência, estudantes e profissionais puderam dialogar sobre como as condições e rotinas de trabalho, os direitos trabalhistas e suas mudanças históricas interagem recursivamente com as condições de alimentação, nutrição e saúde da população. O texto é assinado pelo nutricionista, pela psicóloga e por professoras de Sociologia do Campus: Diôgo Vale, Érika Farias, Joicy Costa e Renata Andrade. 

"Neste capítulo são apresentadas três ações interdisciplinares realizadas por profissionais da nutrição, psicologia e sociologia com discentes do nível médio, nas modalidades integrado e subsequente, dentro e fora de sala de aula, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ceará-Mirim, nos anos de 2018, 2020 e 2021", descreve a introdução do texto.

Acesse

PNAE nas Instituições da Rede Federal

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas