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Jogos, Alimentação e Sociologia no IFRN Ceará-Mirim

Projeto de pós-doutorado desenvolvido no IFRN campus Ceará-Mirim marca presença no II Seminário Estadual de Promoção à Saúde

Publicada por Bruno Arcanjo em 22/08/2024 Atualizada há 2 meses, 4 semanas

Por Rebekka Fernandes

O projeto de extensão “Jogos, DHAA e Sociologia: promovendo a alimentação adequada e saudável entre estudantes das escolas públicas de Ceará-Mirim/RN” teve início no IFRN campus Ceará-Mirim no ano de 2023, conta com o apoio da Proex-IFRN, e é apenas um dos desdobramentos da pesquisa de pós-doutorado júnior "Alimentação saudável como tema transversal no ensino de sociologia em escolas de ensino médio: jogos e outras metodologias ativas de ensino-aprendizagem" aprovada em chamada pública da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto de pós-doutorado desenvolvido em Ceará-Mirim tem uma equipe formada pelo nutricionista Diôgo Vale (supervisor), as professoras de Sociologia Joicy Suely Galvão da Costa (coordenadora) e Renata Almeida de Andrade (pesquisadora associada), a nutricionista e bolsista de pós-doutorado júnior Rebekka Fernandes Dantas, além das alunas do Curso Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais no IFRN: Maria Vitória Lira de Araújo, Cinara Teófilo Lopes e Penélope Rayssa do Nascimento Dias.

Essa equipe esteve nos dias 1 e 2 de agosto de 2024 no II Seminário Estadual de Promoção à Saúde: territórios saudáveis e equidade em saúde e na I Mostra de Experiências em Promoção à Saúde que foram realizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Tais eventos aconteceram na Escola de Governo do Rio Grande do Norte “Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales”. O Seminário e a Mostra tiveram o objetivo de proporcionar discussões e diálogos sobre a Promoção da Saúde com ênfase na Equidade, nos diferentes territórios do SUS no estado do RN.

Na ocasião, Diôgo Vale participou de uma mesa redonda para o Lançamento do e-book “Alimentação Saudável e Agricultura Familiar nas Escolas”, realizando uma fala sobre a relação da promoção da alimentação saudável nas escolas com a agricultura familiar.

A equipe também apresentou ao público e à Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Poliany de Souza Alves, três jogos produzidos pelo projeto, no intuito de estabelecer parcerias e possibilidades de divulgação e financiamento para a difusão do projeto pelo território brasileiro. Os jogos desenvolvidos e apresentados foram:

● “Sorte e Sabor”, com o objetivo de incentivar o hábito de cozinhar, de grande importância para uma alimentação saudável, é baseado na mecânica do jogo “Roll’n Cook”, gratuito e do tipo “imprima e jogue”. Pode ser jogado a partir de um jogador e consiste em adquirir ingredientes e preparar refeições regionais que fornecem diferentes pontuações a cada rodada.

● “7 Manchas Culinárias”, inspirado e adaptado do jogo “7 famílias”, de domínio público. Baseia-se na ideia de manchas culinárias do sociólogo Carlos Alberto Dória, para quem a delimitação das culinárias brasileiras a partir da divisão político-administrativa e regional do IBGE não dá conta da nossa diversidade alimentar, propondo 6 manchas culinárias, que não seguem fronteiras rígidas. A partir das ideias de Dória, as nutricionistas, professoras e pesquisadoras Michelle Jacob e Viviane Chaves consideraram que o país estaria melhor representado em 7 manchas culinárias, quais são elas: Costa, Recôncavo baiano, Meridional, Sertões, Central, Amazônica e Caipira. O jogo contém 5 cartas de pratos culinários dessas 7 manchas e pode ser jogado de diferentes formas.

● “Ultra” é uma adaptação do jogo comercial chamado “Dixit” desenvolvido pela equipe do projeto em parceria com estudantes da disciplina Educação Alimentar e Nutricional I do curso de graduação em Nutrição da UFRN (Gustavo Dantas, Harrison Soares, Matheus Targino, Pedro Kuster). Esse jogo usa cartas com imagens relacionadas aos alimentos ultraprocessados a partir das quais os jogadores trabalham a criatividade para combinar uma frase ou ideia sobre a carta, que deve ser desvendada pelos demais jogadores, permitindo discutir questões socioculturais, nutricionais e fisiológicas relacionadas ao consumo de ultraprocessados.

O grupo tem participado de outros eventos, como a VI Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN - SECITEX 2023, que aconteceu no mês de outubro no IFRN campus Currais Novos, onde foi apresentado o trabalho “Jogos, Comida e Sociologia: promovendo a alimentação adequada e saudável entre adolescentes em escolas públicas”.

A equipe também esteve presente em outro evento do IFRN, no campus Ceará-Mirim, a Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - EXPOTEC 2023, ocorrida em novembro. Na EXPOTEC, os integrantes do projeto tiveram uma proposta de sala temática aprovada, apresentaram os jogos desenvolvidos, bem como outros jogos comerciais e gratuitos relacionados ao tema da alimentação. Também foram discutidos episódios da série “História da Alimentação no Brasil”, baseada no livro homônimo de Câmara Cascudo e com a realizaão de uma oficina culinária.

Além desses, o grupo de pesquisadores participou do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, na cidade do Recife, onde apresentaram o trabalho “Jogo ‘Cultive’ como ferramenta de EAN para o cuidado alimentar e nutricional de adolescentes”.

O projeto propõe ainda o desenvolvimento de ações de extensão para a promoção da alimentação adequada e saudável nas escolas. Nesse sentido, em outubro de 2023, foram desenvolvidas atividades em duas escolas do município de Ceará-Mirim: a Escola Estadual Enéas Cavalcanti e a Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo. Nessas oportunidades os estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio além participaram de uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional, que deve estar no currículo escolar como tema transversal, e puderam avaliar os jogos desenvolvidos pela equipe e contribuir para correção de erros e melhorias.

Além das ações educativas e do desenvolvimento de jogos, a equipe de pesquisadores do projeto teve o artigo “Jogos educativos brasileiros para promoção da alimentação adequada e saudável nas escolas: uma análise a partir do eduCAPES” publicado recentemente no número temático “EAN: princípios, práticas e desafios” do periódico interdisciplinar Demetra - Alimentação, Nutrição e Saúde. O trabalho teve como objetivo identificar e analisar jogos educativos do portal EduCAPES, que apresentam a temática da alimentação e discutir seus elementos à luz dos princípios do Marco de Referência de EAN para as políticas públicas que junto ao Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento de grande importância para a proposição de atividades de promoção da alimentação adequada e saudável.

No momento, o projeto segue com o desenvolvimento de jogos, participando de ações e eventos e planeja instituir um grupo de pesquisa no campus Ceará-Mirim.