Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERCÂMBIO

Programa AFS oferece bolsas de intercâmbio

Inscrições podem ser realizadas até 8 de janeiro de 2023

Publicada em 14/12/2022 Atualizada há 1 ano

Estudantes de 15 a 17 anos que queiram fazer intercâmbio com tudo pago têm uma boa oportunidade. É que estão abertas as inscrições para o programa AFS Global STEM Changemakers, financiado pela British Petroleom (BP): são bolsas integrais de estudo nos Estados Unidos, Egito, China, Índia, Europa e Brasil. Estes seis países receberão alunas e alunos de 18 nacionalidades entre junho e agosto do próximo ano.  As inscrições podem ser feitas até 8 de janeiro de 2023

AFS 

O programa AFS – mais antiga organização de intercâmbio para jovens do mundo – combina aprendizado digital durante três meses e presencial, por quatro semanas. Segundo informações do Portal do grupo, “a ideia é que os estudantes enriqueçam seus conhecimentos de sustentabilidade e habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) por meio de um currículo interativo e prático, enquanto desenvolvem competências globais críticas. Incluem-se aí resolução de problemas, habilidades analíticas, compreensão intercultural e inovação social. Todo o conteúdo é desenvolvido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA)”. No final, os estudantes recebem o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social. Os requisitos para a inscrição são: 

  • Ter nascido entre 1º de setembro de 2005 e 1º de abril de 2008 - Poder participar, tanto on-line quanto em sala de aula, em um programa conduzido integralmente em inglês. 
  • Ter interesse em STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), sustentabilidade e indústria de energia. 
  • Ter curiosidade e vontade de interagir com diversas pessoas globais e explorar novas culturas. 
  • Poder viajar desacompanhado. 
  • Possuir computador, smartphone ou outro dispositivo digital, com webcam e microfone integrados, para acessar o conteúdo do programa virtual e participar das sessões de diálogos. 
  • Ser jovem e ter talento, podendo ser de todas as origens que refletem a diversidade, especialmente mulheres, populações sub-representadas e estudantes de baixa renda. 

IFRN 

Em 2022, dois estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foram selecionados para participarem do Programa AFS Global STEM Academies e participaram de intercâmbio educacional. Tais discentes participaram do processo seletivo que concedeu bolsa integral para dezesseis estudantes de todo o país. Yaskara Mota, do Campus Natal - Central, e Hamilton Cristyan, do Campus Apodi, foram, respectivamente, para a Índia e para o Egito. À época do resultado, Yaskara, estudante do Curso Técnico Integrado em Mecânica, disse ter sido por intermédio dos professores do Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais (LT2M) do Campus Natal-Central do IFRN que conheceu e teve interesse em participar da seleção do Programa. Já Hamilton, do Curso Técnico Integrado em Informática, declarou, na ocasião, que ficou surpreso com a aprovação, além de feliz e realizado por “ter alcançado mais um sonho de vida”. O jovem disse, então, ter altas expectativas: “Eu espero muito aprendizado, novas experiências, diversão, culturas diferentes, saber um pouco mais de como funciona a humanidade e o que eu posso fazer para melhorar o planeta”, revelou. 

Acesse 

Inscrições

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas