Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

REDE FEDERAL

Plataforma virtual leva capacitação para servidores da Rede Federal

Construção da PlaforEDU contou com atuação direta de servidores do IFRN

Publicada em 05/05/2022 Atualizada há 1 ano

“Feito na Rede, pela Rede, com a Rede e para a Rede”. Assim é classificada a plataforma digital PlaforEDU, que busca contribuir com a formação de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

A plataforma busca levar capacitações para servidores da Rede Federal, com a finalidade de potencializar a atuação da Educação Profissional, compondo o Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor).

Por trás da adaptação do Plafor ao mundo digital, estão a coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoas, Silvilene Silva; o coordenador da PlaforEdu, Fábio Ribeiro; ambos do ministério da Educação (MEC); e a coordenadora-geral do Plafor, professora Patrícia de Albuquerque Maia, do Campus Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A plataforma digital foi desenvolvida pelo IFRN, com a coordenação do professor Thiago Medeiros, do Campus Natal-Zona Leste, e pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), contando com a coordenação do professor Raymundo Carlos Machado. O lançamento da plataforma aconteceu em dia 13 de abril de 2022.

O professor Thiago Medeiros faz uma reflexão sobre a vasta oferta de informações presentes na web e a necessidade de adaptar-se ao meio digital: “Imagina um servidor que acabou de entrar no serviço público e precisa entender o aparato legal da sua profissão, ou quer melhorar alguma das suas atividades administrativas como gestor ou técnico; ou um docente, que fica atordoado com tantas novas tecnologias e metodologias educacionais e necessita se reinventar, mais ainda devido à pandemia; ou então um servidor que está prestes a se aposentar e ainda não planejou sua nova rotina”. Segundo Medeiros, os perfis citados têm algo em comum: a preocupação em encontrar cursos capacitantes de qualidade.

“A PlaforEDU vem de encontro [a esse desafio] como uma plataforma que busca ajudar a todos esses perfis de servidores a encontrar cursos com qualidade e indicados por especialistas, a fim de dar suporte ao desenvolvimento de competências profissionais”, destacou.

Na plataforma, são ofertados, ao todo, 283 cursos gratuitos, divididos por competências. As ofertas de curso incluem: Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais; Educação Especial: histórico, políticas e práticas; Desenvolvendo competências em informações acadêmicas e profissionais; Desenvolvendo Times de Alta Performance; e Inserção Digital na Aposentadoria

De acordo com a professora Patrícia Maia, nos primeiros cinco dias de funcionamento, a plataforma contou com 15 mil acessos, contabilizando usuários de 16 países. Para saber mais, acesse a página da PlaforEDU.

Capacitação gratuita

Com o objetivo de contribuir com o Ensino, com a Pesquisa, com a Inovação e com a Extensão, através de itinerários formativos disponibilizados na plataforma, a PlaforEDU colabora com a construção de competências de servidores da Rede Federal relativas aos processos educacionais.

Embora o plano de formação continuada destinada a professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) e a servidores técnicos-administrativos em Educação (TAE) da Rede Federal, Patrícia ressalta que qualquer pessoa, de qualquer órgão, seja do Brasil ou de qualquer lugar do mundo, pode acessar a plataforma e usufruir de suas capacitações.

“Essa formatação é inovadora. Nós encontramos algo similar na Austrália, mas lá não é [disponibilizado] de forma gratuita, como estamos entregando aqui para toda a sociedade. É algo realmente único, gigantesco”, declarou a docente.

Acesse:

Página da PlaforEDU

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas